Facebook quer desmistificar a Inteligência Artificial

facebook-on-android-stock-image

A empresa de Mark Zuckerberg pretende desmistificar a Inteligência Artificial, explicando como esta funciona.

Ao contrário daquilo que se possa pensar, a IA não é uma revolução de máquinas contra o Homem, para tal basta pensarmos em situações do quotidiano como quando perguntamos por indicações de um restaurante à Siri ou quando dizemos ao Shazam para identificar uma música.

O Facebook não é excepção! Sim, quando o nosso News Feed é submetido a um ranking ou quando as nossas publicações escritas em inglês são traduzidas nada mais é do que uma ínfima parte da IA a ser utilizada.

Como tal, o Facebook já publicou uma série de vídeos que permitem ao utilizador entender que a IA não é magia, mas sim um campo científico ao nosso dispor. “A IA é uma ciência rigorosa focada no projecto de sistemas e máquinas inteligentes, usando técnicas algorítmicas emprestadas do cérebro humano. ” Isto, LeCun e Candela dizem, inclui a capacidade de aprender com o passado e reconhecer padrões.

Apesar de complexo é uma ferramenta bastante útil e que, permite ao Facebook disponibilizar os seus conteúdos a invisuais, por exemplo, uma vez que a plataforma ao utilizar a IA permite a verbalização dos conteúdos visualizados pelo utilizador.

A equipa de IA do Facebook explicou que, a tecnologia é objectiva nas suas funções, isto é, os algoritmos que compõem e permitem a existência de informação processada por IA é algo que é impossível de projectar juízos de valor ou opiniões.

É por este motivo que a informação processada por IA sofre sempre correcções por parte da equipa “física” do Facebook para evitar que sejam tomados caminhos mais perigosos como no caso de temas políticos, por exemplo.

A equipa do Facebook justifica a importância da IA com uma explicação de LeCun “A IA vai afectar nossas vidas (…) É muito importante que as pessoas tenham alguma ideia sobre como funciona e o que ela pode fazer.”

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui