Facebook pode pagar aos seus utilizadores para suspenderem as contas

O Facebook pode vir a pagar a alguns dos seus utilizadores para suspenderem temporariamente as suas contas. A decisão vem na sequência de um estudo especial para investigar a desinformação nas redes sociais, numa altura em que as presidenciais norte-americanas de 3 de novembro são o tema do momento no país e um pouco por todo o mundo.

Os Estados Unidos estão em campanha e o Facebook (e as suas diferentes redes sociais) tem vindo a ganhar um papel preponderante no processo, já que os social media são muito utilizados enquanto veículo para transmitir mensagens (neste caso, políticas).

A desinformação que se veicula nestas plataformas é motivo de preocupação e a empresa de Mark Zuckerberg decidiu investigar o fenómeno num processo pode envolver até 400 mil pessoas só nos Estados Unidos e será coordenado por uma equipa de 17 investigadores independentes.

A intenção do Facebook é verificar se as redes sociais interferem, de facto, no processo democrático. Para isso, a empresa admite pagar a determinados utilizadores para suspenderem as suas contas de Facebook e Instagram. As opções variam entre os dez e os 20 dólares por semana de conta inativa e pode ir até às seis semanas.

“Temos que compreender melhor se as redes sociais nos tornam mais polarizados enquanto sociedade. Ou se refletem as divisões que já existem. Se ajudam a informar melhor as pessoas sobre política. Ou se afetam o comportamento das pessoas em relação ao governo e à democracia, incluindo se e como votam”, pode ler-se na publicação, sobre o tema, no Facebook. A empresa alerta, contudo, que só pretende divulgar os resultados do estudo em meados do ano que vem.

Ainda que o Facebook não indique na publicação que pretende pagar aos participantes, a jornalista Elizabeth Dwoskin do Washington Post encontrou indícios (que partilhou no Twitter) de que tal pode mesmo vir a acontecer.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here