Facebook permite filtrar conteúdos por interesses

Ao estilo do Pinterest, o Facebook também terá listas de interesse, onde os utilizadores podem consultar as publicações conforme a categoria de agrado.

Facebbok afirma o lançamento deste recurso como forma de o utilizador navegar de forma mais focada não tendo que visualizar os posts desinteressantes que enchem os murais.

As listas de interesse, que aparecerão na barra lateral esquerda, são uma forma de organização, tanto a nível de amigos como a nível de temas de interesse. Este novo recurso irá transformar a cronologia numa espécie de jornal onde o utilizador escolhe as notícias ou temas que quer ler. A cada lista o utilizador pode associar feeds, de modo a filtrar os conteúdos presentes no mural.

Como se trata do interesse do utilizador, é este que cria as suas próprias listas que podem incluir publicações de figuras públicas e empresas assim como perfis pessoais. Quem goste de tecnologia, poderá criar uma lista com todas as páginas de Facebook de sites da temática. Cabe ainda ao utilizador decidir se as listas criadas serão de visibilidade pública ou privada. Vejamos o exemplo para filmes e séries:

1.

2.

3.

(clicar nas imagens para aumentar)

Embora o objectivo seja criar grupos de conversa entre amigos sobre um mesmo tema, estas listas podem ser sinónimo de anti-socialização na medida em que a exclusão de amigos na rede social ronda os 60% e estas listas não incluir temas que poderão ser do agrado de alguns amigos sociais.

A criação de listas tornou-se possível desde ontem, mas ainda não é um recurso possível a todos os utilizadores – em Portugal para já e possível através deste link -, mas na próxima semana já estará disponível a opção “Adicionar Interesses”.

1 COMENTÁRIO

  1. Saudações a equipe toda, é bastante interessante a Lista de Interesse, assim não teremos mas interesses de ver todos os conteúdos dispensatório. é muito fixi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here