Facebook: Nova falha permitiu acesso a fotos privadas de 6,8 milhões de pessoas

15 de Dezembro de 2018
9 Partilhas 208 Visualizações

Parece que quando as coisas correm mal, tudo corre mal e certamente que é isso que Mark Zuckerberg estará a pensar neste dias após ter sido divulgado uma nova falha de segurança na maior rede social do mundo.

No ano passado houve o escândalo da Cambridge Analytica ue tem dado pano para mangas à rede social, enquanto no início deste mês houve outra informação que apontava que o Facebook tinha partilhado os dados de utilizadores com grandes empresas, como a Netflix e o AirBNB. Agora, este é mais um caso de falha de segurança.

A informação foi divulgada pelo próprio Facebook no seu blog dedicado aos programadores, onde divulga como é que aconteceu. Segundo o comunicado, o Facebook revela que houve uma vulnerabiliade na APU de fotografias que afetou os utilizadores que utilizaram o login do FAcebook e deram permissão a aplicações de terceiros para aceder às suas fotos.

Segundo o próprio comunicado, a vulnerabilidade já foi resolvida, no entanto a empresa avisa que as aplicações tiveram acesso a fotos dos utilizadores entre os dias 13 e 25 de setembro. Por norma, as aplicações que damos acesso podem aceder às fotos que publicamos na timeline, no entanto, durante este período, as aplicações também tiveram acesso às nossas fotos privadas, como por exemplo, as partilhadas no Marketplace ou no Stories, bem como a outras fotos privadas que os utilizadores tenham feito o upload para a rede social e, por exemplo, até tenham decidido não as publicar.

Desta forma, este bug terá afetado 6,8 milhões de utilizadores da rede social, sendo que quase 1500 apps criadas por 876 programadores tiveram acesso a informação a mais do que deveriam durante este período. Por esse motivo, o Facebook recomenda que os utilizadores revejam os acessos e verifiquem quais as fotos a que os programadores possam ter tido acesso.

O Facebook também já notificou todos os utilizadores que foram afetados por este bug, sendo que se quiser saber se a sua conta foi afetada, poderá aceder a este link. É, também, aconselhado que veja as aplicações que têm acesso à sua conta através da gestão das suas apps.

Fonte: Facebook

Artigos interessantes

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent
Gaming
17 Visualizações
Gaming
17 Visualizações

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent

Bruno Peralta - 22 de Março de 2019

A Razer anunciou hoje a colaboração com a Tencent Holdings Limited (“Tencent”), um fornecedor líder de serviços de Internet de…

Robôs guias nos Jogos Olímpicos de 2020
Tecnologia
7 Partilhas34 Visualizações
Tecnologia
7 Partilhas34 Visualizações

Robôs guias nos Jogos Olímpicos de 2020

Sandra Pacheco - 21 de Março de 2019

Como é de conhecimento público, os jogos olímpicos de 2020 serão realizados em Tóquio. E como também se sabe, o…

Cuidado com o antivírus no seu smartphone: ele pode ser inútil
Segurança
7 Partilhas42 Visualizações
Segurança
7 Partilhas42 Visualizações

Cuidado com o antivírus no seu smartphone: ele pode ser inútil

José Nilson - 21 de Março de 2019

Uma coisa que todos nós precisamos no nosso celular é um antivírus. Todos temos aquele velho medo de ser afetado…

Comente

O seu email não será publico