Facebook Messenger pode estar a violar as regras do Android

Facebook Lite multimédia

Se utiliza a aplicação Facebook Messenger, já terá recebido o “pedido” para que a aplicação passe a ser a pré-definida para mensagens. Eu tive dificuldades para não escolher.

O Facebook tem tomado atitudes demasiado agressivas, para obrigar os utilizadores a usarem as aplicações da rede social, o que tem sido muito criticado pelos utilizadore.s Mas parece que isso não impede o Facebook de continuar com esta atitude.

Agora foi a vez do Facebook Messenger lançar um popup, indicando que pode utilizar a aplicação como pré-definida para as SMS. Mas o problema é que não há uma opção a dizer “não”, apenas a dizer “settings”. Eu próprio tive dificuldades para voltar a utilizar o Messenger sem ativar esta funcionalidade, mas, por exemplo, a minha namorada acabou por escolher que sim, para continuar a utilizar o Messenger.

A polémica já seria esperada, no entanto isto pode ir mais além, já que nas políticas do Android, é permitido a sugestão de alterações de definições do smartphone, mas tem de estar explícito a possibilidade de “não escolher”, o que claramente isso não acontece.

O Facebook já respondeu, indicando que é caso algum é indicado que a alteração é obrigatório e que não altera as definições dos telemóveis sem que o utilizador concorde. No entanto, o que deveria estar no popup deveria ser explícito, “Não” ou “Skip” seriam as palavras certas em vez de settings. Veremos se o Google terá alguma coisa a dizer sobre o assunto.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here