Facebook lança motor de busca próprio

graphsearch2A novidade foi revelada esta terça-feira, 15, num evento agendado há uma semana pelo Facebook. Muito se especulou se a rede de Marck Zuckerberg aproveitaria a ocasião para apresentar um smartphone próprio, mas as apostas saíram ao lado: o Facebook lançou um motor de busca que permite a pesquisa dos conteúdos disponíveis na rede social.

A nova ferramenta vai apenas permitir a pesquisa de conteúdos dentro da rede social e não na rede global da Internet, como acontece com os browsers comuns.O “Graph Search” destina-se à pesquisa de conteúdos preferidos e mais partilhados pelos “amigos” que integram o Facebook.

A nova função vai aparecer sob a forma de uma barra no topo da página de perfil. Quando o utilizador começar a escrever, ela fará sugestões para melhorar a procura e, uma vez listados, os resultados podem ser filtrados de acordo com o que o utilizador pretende.

“Esta é uma das melhores coisas que já fizemos nos últimos tempos. É uma maneira completamente diferente de encontrar informação no Facebook”, afirmou Mark Zuckerberg durante a apresentação do evento. O CEO garante que as configurações de privacidade não serão abaladas com a ferramenta. A pensar nisso, a rede social elaborou um vídeo explicativo.

A primeira versão do motor de busca é focada em quatro áreas: pessoas, fotos, lugares e interesses. Assim, é possível encontrar resultados para perguntas como “amigos que moram na minha cidade”, “fotos de que eu gostei”, “cidades que a minha família visitou” ou “idiomas que os meus amigos falam”.

O browser foi criado em parceria com o Bing da Microsoft que, integrado na procura, trará resultados complementares à pesquisa.

A função encontra-se para já apenas disponível, em versão beta, para os utilizadores norte-americanos, mas deverá chegar aos restantes usuários dentro de algumas semanas.

Mais informações no blogue oficial do Facebook.

Graphsearch3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here