Facebook lança ferramenta para transferir fotografias e vídeos para o Google Fotos em Portugal e Brasil

Red Magic 5G

O Facebook continua a abrir o acesso de uma ferramenta de transferência de dados lançada na Irlanda, em dezembro passado. A ferramenta permite queaos utilizadores da rede social possam transfiram fotos e vídeos armazenados nos seus servidores diretamente para outro serviço de armazenamento de fotos, como o Google Fotos, por transferência criptografada.

O Facebook acaba de confirmar que esta nova ferramenta já está disponível em mais países, como em Portugal e no Brasil, sendo que, além da Irlanda e Reino Unido, também está disponível na Europa, África e América Latina. O objetivo é que esta nova ferramente esteja disponível em todo o mundo até ao final do primeiro semestre de 2020, portanto ainda este mês.

A configuração para “transferir uma cópia das suas fotos e vídeos” é acedida através do menu de configurações do Facebook, ou poderá aceder diretamente através deste link: https://www.facebook.com/dtp/.

A ferramenta é baseada no código desenvolvido no Data Transfer Project (DTP) – um esforço colaborativo iniciado em 2018 e apoiado por empresas como Apple, Facebook, Google, Microsoft e Twitter – que se comprometeram a construir uma estrutura comum usando aplicativos abertos – código-fonte para conectar dois prestadores de serviços on-line, a fim de oferecer suporte à portabilidade direta de todos os dados do utilizador entre duas plataformas.

Isto acaba por ser uma resposta das grandes tecnológicas da internet às críticas de estas empresas têm demasiado poder sobre o seu segmento de mercado e que dificultam a transição para outras plataformas, o que levou a entidades reguladores e governos a implementar regras próprias e mesmo a aplicar multas às empresas.

Na UE, por exemplo, os reguladores da concorrência estão de olho nas práticas de dados de gigantes da tecnologia, incluindo Amazon, Facebook e Google. Enquanto, nos EUA, gigantes da tecnologia, incluindo Google, Facebook, Amazon, Apple e Microsoft, também estão enfrentando escrutínio pelas autoridades.

Desta forma, esta nova plataforma de transferência de fotos e vídeos permite que a defesa do Facebook afirme que está a trabalhar na facilitação dos utilizadores, apesar de esta ferramenta “apenas” permitir a transferência de fotos e vídeos. Além disso, esta ferramente ainda é limitada, já que apenas permite que possamos transferir os dados para o Google Fotos, outra grande empresa que também está envolvida em muitos processados pelas autoridades da concorrência.

O objetivo do DTP é desenvolver uma versão padronizada para facilitar a participação de outras pessoas sem precisar ter que se reprogramar toda uma plataforma para transferir dados e que é provável que haja mais empresas a aderir a este projeto nos próximos tempos, bem como também deverá permitie transferir as suas fotos do Facebook para outros sítios, como um Dropbox, ou um Flickr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here