Facebook investigado pela Comissão Europeia

Red Magic 6S

Está a decorrer uma investigação preliminar ao Facebook, mais especificamente em relação às práticas de recolha de dados, ao nível da Comissão Europeia. A notícia está na CNBC.

Ainda não se sabe de que forma é que a Comissão Europeia levará adiante estas investigações mas tanto a Google como o Facebook pode vir a ser alvo de multas milionárias. De recordar que este é o mesmo motivo que levou a Google a ser investigada. “Estas investigações dizem respeito à forma como os dados são reunidos, tratados, usados e monetizados incluindo para propósitos promocionais”, disse a entidade reguladora para a concorrência da União Europeia.

Já estava a decorrer um debate sobre se é legítimo que a Justiça de um país estenda a proibição de uma publicação digital além das suas fronteiras. Os responsáveis pelo Facebook não concordam com essa ideia e vêem na medida um perigo para a liberdade de expressão, já que isso poderia forçá-los a usar filtros automatizados que nem sempre conseguem alcançar a precisão de eliminar exclusivamente o conteúdo indicado como ilegal.

A expansão dos conteúdos de ódio na rede inquieta vários círculos em Bruxelas. Em maio de 2016, a Comissão Europeia colocou as grandes empresas de Internet perante um dilema: ou se empenhavam a fundo para eliminar conteúdos ilegais racistas, xenófobos e sexistas, ou a UE apertaria o cerco com um regulamento ao qual responderiam legalmente. Três anos depois, o Facebook, o YouTube e o Twitter afirmam que excluem mais mensagens do que nunca, e a maioria em menos de 24 horas, mas a vigilância da Comissão Europeia ao fenómeno continua apertada.

A Google também está a ser investigada em relação às práticas que dizem respeito à recolha de dados da empresa.

Apesar de o comunicado em si não fornecer detalhes sobre o que diz ser uma “investigação preliminar”, um documento a que a CNBC teve acesso revela mais algumas informações. De acordo com este documento, a investigação está a focar-se na pesquisa local, anúncios, serviços de inscrição e navegadores de web.

Caso a Comissão Europeia não esteja de acordo com as práticas aplicadas pela empresa, acredita-se que possa estar no horizonte da Google mais uma multa milionária.

Fonte: CNBC

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

  1. E quando é que a Comissão Europeia faz uma investigação isenta há justiça portuguesa hás ligações politicas coma justiça, isto sim é que já deveria ter sido feito porque prejudica o País e os portugueses, ou não convém que se investigue essas ligações porque ia apanhar muitos deputados do P.E.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here