Facebook: Funcionalidade “Clear History” só chegará a meio de 2019

Em maio, no auge do escândalo de privacidade do Facebook Cambridge Analytica, a empresa fez um anúncio interessante: os utilizadores do Facebook seriam capazes de limpar o histórico de navegação ligado ao seu perfil do Facebook, um grande passo na privacidade dos utilizadores.

O produto, chamado “Clear History”, ganhou muita atenção, pois não estamos só a falar de dados importantes (Facebook usa os dados das pessoas para otimizar a publicidade), mas CEO Mark Zuckerberg anunciou que ele próprio iria fazer isso. Esta funcionalidade foi um grande passo da rede social para demonstrar a importância da privacidade dos seus utilizadores.

“Este é um exemplo do tipo de controle que achamos que você deve ter”, Zuckerberg escreveu em um post. “É algo que os defensores da privacidade têm pedido e vamos trabalhar com eles para ter certeza de fazemos isto da forma correta.”

Como se constata, “Clear History” do navegador foi mais difícil de implementar do que o esperado de Facebook. Faz mais de sete meses desde o anúncio do Zuckerberg e Facebook ainda não falou sobre esta nova funcionalidade.

Chief Privacy Officer Erin Egan do Facebook disse naquele tempo que levaria “alguns meses” para construir. Agora Facebook disse ao Recode que não estará pronto durante os próximos meses.

Atrasos de produto não são incomuns no mundo da tecnologia, mas “Clear History” foi anunciado para mostrar aos utilizado o quão sério o Facebook estava a olhar para a privacidade. Agora pode ser um ano inteiro entre o anúncio e teste do produto.

“Isso está levando mais tempo do que inicialmente pensávamos,” admitiu David Baser, o chefe da equipe de produto da área da privacidade do Facebook, em uma recente entrevista com o Recode. “Subestimamos que quanto tempo levaria”, acreditando que o produto estará disponível para testes durante a primavera de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here