Facebook explica problema com apps e pede desculpa aos utilizadores

Facebook

Várias aplicações e contas de programadores no Facebook foram temporariamente desativadas na terça-feira (13), quando a empresa decidiu “limpar” o spam e malware que estava a afetar a rede social.

Numa mensagem enviada aos programadores esta quinta-feira (15), o engenheiro de software do Facebook, Eugene Zarakhovsky, explicou a interrupção, dizendo que a empresa estava simplesmente a seguir o protocolo.

“A plataforma do Facebook e os seus utilizadores estão constantemente sob ataque da parte de várias apps maliciosas, mas nós temos sistemas automatizados para proteger a rede social”, o responsável escreveu.

No caso de um ataque, os engenheiros identificam um padrão malicioso, encontram todas as aplicações que combinam com este pedrão e desativam-nas. Na terça-feira, a equipa de engenheiros do Facebook fez exatamente isto. “Começámos por identificar um padrão alargado que era compatível com milhares de apps maliciosas, mas que, infelizmente, também era compatível com várias apps de alta qualidade”, acrescentou Eugene Zarakhovsky.

A equipa interrompeu imediatamente o padrão e trabalhou no sentido de restaurar o acesso às aplicações, mas o procedimento foi-se tornando lento por causa de vários bugs, deixando várias apps “perfeitamente aceitáveis” e os seus programadores no escuro.

Para tentar prevenir que uma situação semelhante volte a acontecer, o Facebook está a planear várias melhorias como, por exemplo, ferramentas de deteção deste tipo de padrões e um processo melhorado de verificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui