Facebook é multado em 5 mil milhões de dólares pela FTC

O Facebook e a Comissão Federal de Comércio dos EUA  (FTC) concordaram com um acordo de 5 mil milhões de dólares, aproximadamente 4,43 mil milhões de euros ou 18,69 mil milhões de reais, na investigação sobre as práticas questionáveis ​​da rede social no tratamento de dados de utilizador. Esta é a consequência da polémica partilha de dados pela Cambridge Analytica.

O acordo agora precisa ser aprovado pelo Departamento de Justiça, que é visto como apenas uma etapa processual com pouca possibilidade de uma mudança no resultado.

A investigação foi iniciada no início de 2018, depois que foi revelado que os dados de utilizadores partilhados pelo Facebook com a empresa de análise Cambridge Analytica foram usados ​​para influenciar a campanha presidencial de 2016, ganha por Donald Trump.

A multa é um valor record para uma empresa de tecnologia, sendo que a recordista até agora era uma multa da FTC ao Google no valor de 22,5 milhões de dólares em 2012. No entanto, já são muitas as críticas ao valor da multa, que poderia ter sido mais elevada. Aliás, o próprio Facebook já tinha reservado um valor nos resultados financeiros do ano passado para uma multa que poderia ir dos 4 mil milhões até aos 10 mil milhões, segundo a estimativa do próprio Facebook.

Aliás, as ações refletiram-se como se esta decisão se tivesse tratado de uma boa decisão para o Facebook, já que as ações da empresa aumentaram 1,8% após o anúncio desta decisão.

Apesar desta situação, o Facebook tem-se vindo a envolver em mais polémicas relacionadas com a privacidade dos dados dos utilizadores. Uma delas relacionado com um ataque hacker que roubou milhões de passwords, sendo que uma outra mais grave em que a empresa guardou milhões de passwords de utilizadores em servidores internos da empresa sem estarem encriptados e acessíveis.

Fonte: WSJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here