Facebook detetou 76 milhões de contas falsas

facebook_wallpaper_by_letwin-d2xlqdmO Facebook contabilizou 76 milhões de falsos utilizadores durante o ano passado. Os números são avançados pela própria empresa no relatório anual, publicado no final da semana passada e entregue às autoridades da  Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários), nos E.U.A.

A empresa revela que existem três tipos de contas fantasma: as contas duplicadas, os utilizadores indesejáveis e ainda uma terceira tendência designada pelo Facebook como os utilizadores desclassificados.

As contas duplicadas representam 53 milhões, ou seja, 5 por cento dos utilizadores da rede social têm dois perfis. Quanto aos utilizadores desclassificados, como contas de animais de estimação onde o ser humano não é representado, foram identificadas cerca de 14 milhões, ou seja,  1,3 por cento do total das contas existentes no Facebook.

Por fim, encontram-se as contas indesejadas, classificadas pela rede social, como páginas dedicadas ao spam. O Facebook contabilizou cerca de 9,5 milhões, representando 0,9 por cento do total de utilizadores. O relatório revela então que, das 1,06 mil milhões de contas existentes em 2012, 76 milhões eram utilizadores fantasma.

Desde o ano passado que o Facebook tenta continuamente melhorar a capacidade de identificar as contas indesejáveis. Os responsáveis da rede social revelam que estes casos têm uma maior incidência nos países em desenvolvimento como a Indonésia e a Turquia, em comparação com os mercados desenvolvidos, como os EUA ou a Austrália.

Segundo um porta – voz, o Facebook tem  “uma equipa dedicada de operações a trabalhar neste setor e que entra em ação quando necessário”, juntamente com os sistemas técnicos para sinalizar e bloquear possíveis contas falsas, com base no nome e atividade da página em questão. Para combater este tipo de situações o Facebook incentiva também todos os utilizadores a denunciarem as contas que lhes pareçam não cumprir as normas e a política da rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui