Facebook celebra 10 anos de vida

FacebookO Facebook celebra o seu décimo aniversário esta terça-feira (4). Foi há exatamente uma década atrás, a 4 de fevereiro de 2004, que Mark Zuckerberg lançou a base da rede social a partir do dormitório, na Universidade de Harvard.

Em conjunto com os companheiros Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin, Zuckerberg foi desenvolvendo a plataforma, que conquistou o primeiro milhão de utilizadores no final de 2004. Originalmente, o Facebook deveria ser uma rede social para a Universidade de Harvard, mas o sucesso levou Zuckerberg a constituir uma empresa em Palo Alto, na California. Em 2005, a rede alargou-se a 800 universidades.

Foi apenas em setembro de 2006 que o Facebook se tornou acessível ao público em geral, começando a conquistar utilizadores em todo o mundo. Por esta altura, as primeiras versões móveis do programa já estavam disponíveis. Contudo, sabia que o botão ‘Like’ só foi introduzido em 2009?

No ano seguinte estreia o filme baseado na criação do Facebook, intitulado “The Social Network”. Na época, Mark Zuckerberg garantiu que a película era uma peça ficcional, referindo-se à sugestão de que teria roubado ideias aos gémeos Winklevoss, que desistiram do seu processo legal contra a rede social em 2011.

A história fica mais fresca na nossa memória a partir de 2012, quando o Facebook integra o Instagram, entra na bolsa e atrai milhares de milhões de utilizadores, tornando-se na maior rede social do mundo.

Mark Zuckerberg aproveitou a data para publicar uma mensagem no Facebook, claro. “As pessoas costumam perguntar-me se eu sempre soube que o Facebook iria tornar-se naquilo que é hoje. Claro que não”, escreveu o fundador da empresa, falando de uma “viagem maravilhosa” ao longo dos últimos 10 anos.

Em jeito de comemoração, a rede social acaba de lançar a sua mais recente aplicação. O serviço Paper já pode ser descarregado no iOS, mas apenas nos Estados Unidos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here