Facebook avaliado em 64 mil milhões de euros

A avaliação surge a poucos dias de o Facebook iniciar a sua primeira oferta de acções ao público (IPO). A entrada da rede social de Mark Zuckerberg no mercado das acções será certamente um momento para os economistas mais tarde recordarem.

Ainda não foi apontada nenhuma data oficial para o início da venda das acções, mas os analistas esperam que a mesma aconteça nos primeiros dias de Fevereiro. O valor de 83,5 mil milhões de dólares do Facebook foi calculado nas transacções privadas que podem ser efectuadas entre empregados e proprietárias de quotas partes da maior rede social do mundo.

No SecondMarket e no SharesPost as acções seguiam a valer 35,5 dólares cada uma. Quando o processo de oferta de acções ao público se iniciar, será preciso esperar cerca de três meses para conhecer o verdadeiro resultado dessa operação. Entre Abril e Maio de 2012 será conhecido o verdadeiro valor da rede social de Mark Zuckerberg.

O Facebook é muito mais que uma rede social e do que um sítio onde gastar o tempo. Para ter uma ideia mais clara da dimensão da jogada económica por parte da empresa norte-americana, saiba que na mesma avaliação o Twitter «apenas» estava avaliado em 10,6 mil milhões de dólares. E recentemente o Facebook foi mesmo considerado como uma mais-valia para o motor da economia europeia.

Depois da entrada na bolsa, estima-se que o valor do Facebook aumente em 10 mil milhões de dólares – em 2004 a Google, no mesmo processo, valorizou 2 mil milhões de dólares. Mas dinheiro não é certamente um problema para a maior rede social do mundo, pois no início de 2011 a Goldman Sachs através de diversos fundos investiu perto de 1,5 mil milhões de dólares no Facebook.

No meio de toda a agitação económica, quem não está preocupado é Mark Zuckerberg. Mesmo sem a IPO, o jovem criador da rede social que pretende atingir um milhão de utilizadores em Agosto, já faz parte da lista dos mais ricos da Forbes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here