Facebook: alguns passos simples para melhorar a sua privacidade

21 de Março de 2018
4 Partilhas 18 Visualizações

O caso da Cambridge Analytica, em que uma gigantesca parcela de informação sobre utilizadores privados foi utilizada para fins políticos, voltou a colocar em cima da mesa a questão da privacidade nas redes sociais.

Muita desta informação que empresas privadas conseguem aceder é tornada publica pelos próprios utilizadores. Se isto é um problema que te preocupa, há alguns passos que podes tomar no Facebook para tornar a tua informação muito mais difícil de aceder.

O que posso fazer?

Eliminar ou desactivar o Facebook

Claro que a opção mais simples, e drástica, é eliminar ou suspender a conta de Facebook. Para fazer isto, abra o Facebook num browser, e carregue na setinha no canto superior direito. De seguida, escolha Definições. Na tabela do lado esquerdo verifique a opção Geral está seleccionada, e procura na tabela central a opção “Gerir conta“. Carregue nela, e de seguida procure “desactivar conta“. Se escolher este método, a sua conta ficará desactivada até decidir voltar a activá-la. Para eliminar a conta permanentemente, carregue neste link e seleccione a opção “Eliminar a minha conta“. Pense duas vezes, pois esta opção vai eliminar permanentemente a sua conta!

As medidas menos drásticas

1 – Colocar as suas publicações privadas (apenas para amigos) ao invés de públicas. Isto garante que nem todas as pessoas (ou bots) conseguirão vasculhar o seu facebook e recolher informação como os seus amigos, os locais que frequenta, as músicas que partilha etc. Para seleccionar esta opção de privacidade, carregue novamente em Definições e depois seleccione Privacidade na tabela do lado esquerdo. A primeira opção é denominada “Quem pode ver as tuas publicações futuras?“. Ao carregar nesta opção, verificará que surgem diversas opções distintas. Se seleccionar “amigos“, apenas quem está na sua lista de amigos poderá a partir de agora visualizar o que coloca no Facebook.

2 – Alterar todas as suas publicações anteriores para privadas de uma só vez. Por baixo dessa opção encontrarás uma denominada “Limitar o público de publicações que partilhaste com amigos de amigos ou o Público?“. Carregue nessa opção e depois carregue no botão “Limitar Publicações Antigas“. Isto colocará todas as publicações antigas de uma vez apenas para amigos.

3 – Verificar que aplicações estão a recolher informação sobre si. Cuidado com as permissões que deu a aplicações para lhe roubar informação. Vá novamente a definições e desta vez seleccione a opção “Apps” na tabela do lado esquerdo. Elimine as aplicações que não conhece, que não utiliza ou que não confia. Para as outras, poderá editar as definições para ver que informação está a ser recolhida sobre si e quais opções pode desactivar.

4 – Alterar a privacidade da sua lista de amigos. Carregue em amigos. Na tabela por cima da opção para “procurar os seus amigos” encontrará um botão chamado “Editar privacidade“. Carregue nele, e altere quem pode ver a sua lista de amigos.

Estes são quatro passos muito importantes para garantir mais privacidade no Facebook. Mas como com certeza já reparou, existem muitas mais opções de privacidade que poderá explorar para criar uma experiência na rede social mais próxima daquela que realmente quer ter.

Tem sugestões de mais medidas? Ficou com dúvidas? Não hesite em deixar comentário!

Artigos interessantes

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky
Multimedia
21 Visualizações
Multimedia
21 Visualizações

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky

José Candeias - 22 de Setembro de 2018

A Comcast ganhou um leilão para adquirir a companhia de telecomunicação Sky. Conseguiu adquirir a companhia pelo preço astronómico de…

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral
Análises
30 Visualizações
Análises
30 Visualizações

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral

Bruno Peralta - 22 de Setembro de 2018

O mercado da higiene oral e dentária tem sido uma boa vítima do oferta dos seus players no mercado, com…

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas
Internet
25 Visualizações
Internet
25 Visualizações

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas

Daniela Azevedo - 22 de Setembro de 2018

Um estudo realizado pela especialista em cibersegurança, ESET, mostra alguns receios que os pais enfrentam com a segurança dos seus filhos…

Comente

O seu email não será publico

Partilhe nas Redes Sociais

Se gosta do artigo, partilhe com os seus amigos