Facebook inaugura na Suécia primeiro datacenter fora dos EUA

100923_facebook_9a.grid-6x2

O Facebook instalou o primeiro datacenter fora dos Estados Unidos, na pequena cidade de Luleå, na Suécia. A escolha traz para a Europa um dos maiores datacenters instalados no continente.

O Facebook explica que a escolha se deve sobretudo a três grandes especificidades. Em primeiro lugar, trata-se de uma localização privilegiada que tira proveito das condições climatéricas. A temperatura nunca ultrapassou os 30°C, em mais de 24 horas seguidas desde 1961 e a temperatura média é de de 2°C.

Em seguida, metade da eletricidade produzida nas barragens do rio Luleå é exportada, pelo que no local existe energia suficiente para abastecer o data center europeu do Facebook. Por fim, a Suécia tem uma densa rede de fibra óptica permitindo que os dados circulem com segurança.

Todos os equipamentos são alimentados pela energia hidroeléctrica gerada no local. O fornecimento de água também é muito fiável e foi capaz de reduzir o número de geradores de emergência necessários no local em mais de 70 por cento. Além de aproveitar o poder da água, a empresa vai dar uso ao ar frio nórdico para arrefecer os milhares de servidores que armazenam as fotos, os vídeos, os comentários e os gostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here