Exynos 9820: próximo processador da Samsung pode ter três núcleos

A Samsung é uma das grandes fabricantes de processadores móveis, sendo que o maior cliente é a própria empresa, principalmente os topos de gama, já que o Galaxy S9 e os antecessores têm, na grande maioria das unidades vendidas, o processador próprio da fabricante.

Tendo em conta que se está a aproximar a apresentação do próximo smartphone da Gama Note da Samsung, é normal que também comecem a surgir as primeiras informações dos próximos processadores topo de gama da Samsung, apesar de que estes novos modelos só devem surgir em 2019.

A informação foi divulgada através da rede social chinesa Weibo, via GSMArena, sendo que o destaque deste novo processador poderá ser a configuração e dos núcleos presentes. A grande maioria dos modelos presentes no mercado contam com dois núcleos de processamento, dois quad-core para ser mais específico, mas este pode ser diferente e seguir um modelo que a própria MediaTek já utilizou.

Segundo a informação, o Exynos 9820 poderá ter três núcleos de processamento, ao estilo 2+2+4, sendo que o quad-core serão os processadores mais económicos para as funções do dia a dia.

O novo processador deve ser construído com o processo de 7nm, o mais avançado até ao momento, bem como os processadores deverão ser dois núcleos Moongoose M4, dois Cortex A76 ou A75, e um quad-core será Cortex-A55. A velocidade de processamento ainda não é conhecida, no entanto acredita-se que o Moongoose M4 poderá atingir a velocidade de 3GHz, ou superior, já que há rumores que a ARM já conseguiu colocar o Cortex-A76 até aos 3,3GHz.

Outra informação vinculada pela conta do Twitter Ice Universe, que nos últimos tempos tem divulgado informação com uma excelente taxa de acerto, é sobre a GPU do processador. Tendo em conta que é a própria Samsung a criar os próprios processadores, já há algum tempo que também é indicado que poderão lançar um GPU próprio.

No entanto, segundo o Ice Universe, ainda não será o Exynos 9820 que terá o GPU criado pela Samsung, mas sim o Mali-G76 MP18.

Esta informação começa a ser importante pois o Exynos 9820 é, muito provavelmente, o processador que irá equipar o Samsung Galaxy S10, em 2019.

Fonte: GSMArena

Veja também...

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de