Para quem não saiba, a Samsung tem, por habito, lançar duas variantes do smartphone topo de gama, sendo que um deles vem equipado com o processador topo de gama da Qualcomm, enquanto o outro conta com o processador topo de gama da própria marca, o Exynos.
No entanto, há várias gerações que se tem verificado que o processador da Samsung é inferior em desempenho ao da Qualcomm, o que tem levado a receber muitas críticas por parte dos consumidores, que não podem optar por um dos processadores, já que é a própria fabricante que decide onde os colocará. E, as notícias não são boas, já que o processador Exynos voltará a desiludir, segundo as informações recentes.
Espera-se que o Exynos 2200 da Samsung chegue aos smartphones da empresa em alguns mercados em 2022, mas pode não ter tanto sucesso quanto a empresa esperava. Espera-se que a Samsung lance a sua série Galaxy S22 no início do próximo ano com o SoC Snapdragon 8 Gen 1, sendo que em alguns mercados, o dispositivo será fornecido com o Exynos 2200 SoC, o processador móvel interno da Samsung com placa de vídeo AMD.
O Exynos 2200 será o sucessor do Exynos 2100, que alimenta as variantes internacionais dos dispositivos da série Galaxy S21. O Exynos 2100 é construído usando o processo de 5 nm da Samsung, uma melhoria em relação ao Exynos 990 que foi fabricado usando 7 nm. Quanto ao chipset que está por vir, seus detalhes são difíceis de encontrar, mas se o relatório mais recente for válido, ele pode decepcionar algumas pessoas com seus ganhos escassos sobre seu antecessor.
De acordo com o leaker Ahmed Qwaider, o próximo Exynos 2200 oferecerá apenas 5% de melhoria no desempenho da CPU e 17% no desempenho da GPU em relação ao Exynos 2100. Isso se compara mal ao chipset da geração atual, que obtinha 30% de ganho no desempenho da CPU e uma melhoria de 40 por cento no desempenho da GPU em relação ao seu predecessor, o Exynos 990.
Se o relatório for correto, os ganhos de desempenho relativamente abaixo do esperado do próximo chipset serão uma decepção significativa para a Samsung, que esperava que a colaboração com a AMD ajudaria seu chip interno a competir melhor com o próximo Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
Enquanto os ganhos de CPU e GPU podem ser pouco impressionantes, o novo chip fará supostamente grandes avanços em relação ao seu antecessor em termos de Unidade de Processamento Neural (NPU). De acordo com o relatório, ele proporcionará uma grande melhoria de desempenho de 117% em relação ao Exynos 2100 no processamento de IA, o que pode ajudar a melhorar a fotografia móvel assistida por IA, a capacidade de resposta do assistente de voz e muito mais.
Temos de referir que o processador Exynos 2200 ainda não é oficial, nem sequer houve qualquer informação por parte da Samsung, portanto estas informações divulgadas pelo leaker devem ser encaradas com alguma desconfiança.
Quanto ao Samsung Galaxy S22, deverá ser apresentado durante o mês de fevereiro de 2022, tendo em conta o que também vem acontecendo em anos anteriores, sendo provável que a fabricante sul-coreana volte a lançar a versão Snapdragon nos EUA, enquanto grande parte da Europa, Ásia e África deverá ter a versão com Exynos.