Extreme H — O desporto motorizado movido a Hidrogénio

Muitos já conhecem o Extreme E, um desporto motorizado que consiste em corridas fora de estrada usando veículos totalmente elétricos. Para além da motorização, todos os participantes utilizam a mesma carroçaria estilo SUV. Um dos objetivos principais desta série desportiva é o aumento da sensibilização relativamente a alguns aspetos das alterações climáticas.

Os organizadores desta competição encontram-se agora a desenvolver um campeonato gémeo, o Extreme H. Ao contrário da série já mencionada, todos os veículos serão movidos a hidrogénio apesar de possuírem a mesma carroçaria e chassis que as suas versões elétricas.

Segundo os organizadores do novo evento, o novo veículo terá células de hidrogénio verde, que é produzido através da combinação de água com energia solar. De momento o desenvolvimento deste novo carro já se encontra em andamento, e espera-se que um protótipo esteja pronto para apresentação no inicio de 2023.

Desporto motorizado movido a Hidrogénio

A estreia de Extreme H está planeada para a época de 2024 e decorrerá em paralelo com o campeonato de Extreme E, sendo que as corridas de ambas as séries decorrerão nos mesmos dias. Isto poderá levar a que a organização dos eventos construa tabelas de pontos específicas para ambas as modalidades e uma tabela conjunta.

Alejandro Agag, fundador da Formula E e um dos organizadores de Extreme H, revelou que tanto ele como os outros organizadores encontram-se a ponderar entre integrar as duas modalidades de forma a criar um campeonato conjunto; mas não descartam a hipótese de realizar uma transição completa de Elétrico para Hidrogénio.

A introdução desta nova modalidade irá certamente trazer novos interessados a estes desportos mais sustentáveis. A Porsche será certamente um dos principais interessados, visto que não só está focada no desenvolvimento em massa de veículos a hidrogénio, como também é uma das poucas empresas a fazê-lo.

Como já mencionado, Extreme H fará a sua estreia em 2024 e decorrerá ao mesmo tempo que o campeonato de Extreme E.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui