Exposição de Joana Vasconcelos é a mais vista em Paris

Exposição de Joana Vasconcelos vista por 1,6 milhões de pessoas
Exposição de Joana Vasconcelos vista por 1,6 milhões de pessoas

A exposição de Joana Vasconcelos foi a mais vista dos últimos 50 anos em Paris. A mostra de Joana Vasconcelos, realizada em 2012 no Palácio de Versalhes, foi vista por 1,6 milhões de pessoas.

É preciso recuar até 1960 para encontrarmos na capital francesa uma exposição vista por este número de pessoas. Segundo um artigo intitulado “A Loucura das Exposições” do jornal gaulês “Le Figaro”, a exposição de Joana Vasconcelos foi a mais vista nos últimos 50 anos.

A mostra da artista portuguesa, segundo o jornal, foi mais vista que a exposição sobre o faraó Tutankamon, realizada no Petit Palais em 1967 (1,2 milhões de visitantes) e do que a mostra da Coleção Barnes no Museu Dórsay, em 1993 (1,15 milhões).

As exposições em Paris no espaço de seis anos mais do que duplicaram e o público tem procurado principalmente exposições de grandes nomes da arte, como Matisse, Dali e Hopper. A procura pela arte contemporânea e a fotografia tem vindo a crescer.

A artista portuguesa que conseguiu alcançar este feito nasceu em paris em 1971 e foi a primeira mulher e a mais jovem artista a expor naquele espaço. Entre 18 de junho e 30 de setembro de 2012 a exposição realizada por Joana Vasconcelos, que reuniu 15 obras, foi visitada por 1.679.000 pessoas.

Atualmente a artista portuguesa vive e trabalha em Lisboa, sendo futuramente a representante oficial portuguesa na Bienal Internacional de Arte de Veneza 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here