Ex-funcionário da Apple acusado de fraudar a gigante tecnológica em 9 milhões de euros

Um ex-funcionário da Apple foi acusado de fraudar a gigante tecnológica em 10 milhões de dólares (9 milhões de euros). Dhirendra Prasad, de 52 anos, foi indiciado por cinco crimes, incluindo conspiração para cometer fraude electrónica, lavagem de dinheiro, evasão fiscal e ainda enganar o governo dos Estados Unidos da América (EUA).

Dhirendra Prasad esteve a trabalhar na emoresa entre 2008 e 2018 no departamento de Global Service Supply Chain.

“Prasad fez uso da sua posição de confiança na Apple para levar a cabo uma série de diferentes esquemas para fraudar a Apple, incluindo receber comissões, roubo de peças mediante falsos pedidos de reparação e fazer com que a Apple pagasse por itens e serviços que nunca recebeu”, de acordo com a informação partilhada pelo site CNet.

Dois outros homens também foram associados ao esquema de fraude e de lavagem de dinheiro. Ambos foram acusados ​​em casos federais separados e as autoridades afirmaram que ambos “admitiram o seu envolvimento”.

Em caso de condenação, Prasad poderá vir a ser preso por vários anos. Cada uma das acusações de fraude, lavagem de dinheiro e de evasão fiscal acarreta penas de prisão que podem ir dos cinco aos 20 anos.

O governo federal norte-americano apreendeu as contas bancárias e cinco propriedades imobiliárias de Prasad em Mountain House, Tracy, Merced e Stockton estimadas no valor de cerca de 5 milhões de dólares.

No documento do tribunal lê-se que Prasad “conspirou conscientemente para conceber um esquema para fraudar, obter dinheiro e propriedade por meio de pretextos, representações e promessas materialmente falsas e fraudulentas, e por omissões e ocultação de factos materiais”.

No ano passado, a Apple processou um ex-funcionário por acusações de que ele roubou e divulgou segredos comerciais da empresa a um jornalista para obter uma cobertura positiva da imprensa para a sua startup.

Prasad deverá ser julgado na próxima quinta-feira, dia 24 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui