Evento OutSystems: empresa portuguesa com “super-heróis da programação”

OutSystems-01-790x493

Recebi um convite para ir conhecer a portuguesa OutSystems. Fiquei reticente, pois não conhecia a empresa e acabei por ser surpreendido pela grandeza da mesma.

Assim que confirmei a minha presença para o evento fui ao site da empresa para perceber melhor o que eles faziam, já que não tinha a mínima ideia de quem era a OutSystems nem o que faziam. Quando começo a procurar no Google deparo-me com várias notícias que me deixaram surpreendido.

Em 2013, a IDG Connect considerou a OutSystems como uma das empresas a seguir durante 2014, o que por si já me tinha convencido que tinha feito bem em aceitar o convite, no entanto houve outra notícia interessante: OutSystems duplica dimensão em dois anos. Nesta mesma notícia do Económico era referido que estavam a expandir-se para o Dubai. Mas, afinal, que empresa portuguesa é esta que já está presente em 24 países do mundo, mas que em Portugal quase ninguém conhece?

Parece que este era mesmo um dos objetivos deste convite, dar a conhecer uma empresa portuguesa quase desconhecida no país onde se criou. E da minha parte conseguiram o objetivo.

Neste final de tarde passado na sede da OutSystems, em Linda-a-Velha, conhecemos as instalações e a plataforma que está presente em grandes empresas internacionais e nacionais. A plataforma é uma aplicação que trabalha na nuvem, vocacionada para as empresas, mas que serve para quase tudo o que está relacionado com internet.

Cada vez mais, tempo é dinheiro, e o que a OutSystems fez foi tornar este software muito produtivo. Este software permite que numa única base possa aceder à plataforma a partir dum computador, Android, iOS ou Windows Phone, o que facilita muito o trabalho de qualquer equipa de IT, que necessita de ter aplicações nas mais variadas plataformas.

Apesar de o grande foco ser a nuvem, também é possível instalar a plataforma num servidor próprio, segundo a empresa é uma solução interessante e utilizada por instituições bancárias, por exemplo.

Este software cria aplicações personalizadas à necessidade dos clientes, mas o que lhes dá vantagem em relação à concorrência é a simplicidade e facilidade como isto acontece. Numa apresentação realizada por dois engenheiros, foi demonstrado uma alteração numa aplicação sem nunca olhar para o código, tudo visualmente na plataforma. Os meus conhecimentos de programação estão longe do médio, mas sei que o que se fez em 5 minutos, demoraria muito mais tempo, mesmo para um Pro em programação.

OutSystems_Platform

Mas a grande surpresa acabou por acontecer na última apresentação, pelo Tiago Simões. O Tiago foi mesmo a inspiração para o título, já que ele próprio se intitula “super-herói da programação”. Porquê? Porque os super-heróis ajudam as pessoas e a empresa onde ele trabalha faz isso mesmo, ajudar pessoas, citado do próprio.

Numa apresentação divertida, voltou a mostrar como criar aplicações na OutSystems Plataform é fácil e rápido, justificando o seu “auto título”. Tiago, se fosses tu a apresentar a OutSystems aos portugueses, tenho a certeza que a empresa era mais conhecida em Portugal.

Após todas estas apresentações ainda tinha uma dúvida: Porque é que a OutSystems não é mais conhecida em Portugal? Para responder a esta minha pergunta refiro um comentário de um colega do Pplware que também este presente: “Portugal é pequeno demais para a OutSystems”.

A verdade é que esta é uma excelente plataforma e que facilita muito o trabalho de qualquer equipa de IT de uma empresa. Tem, até, uma versão gratuita para poder experimentar o sistema. Experimente e conheça porque esta empresa portuguesa está a ser um sucesso além-fronteiras.

4 COMENTÁRIOS

  1. Viva Bruno,

    Muito obrigado pelas palavras :).

    Mas não me fiz entender bem, eu não sou um superherói, nem de longe nem de perto – tenho é os "superpoderes" da programação. E a plataforma OutSystems dá esse poder da programação a quem a aprender a usar, mesmo para pessoas sem curso de informática. Para programadores experientes, ela extende os poderes existentes, deixando fazer muito mais coisa, e mais rapidamente.

    Mas, como dizes, o melhor mesmo é experimentar para comprovar.

  2. Viva Bruno,

    Muito obrigado pelas palavras :).

    Mas não me fiz entender bem, eu não sou um superherói, nem de longe nem de perto – tenho é os "superpoderes" da programação. E a plataforma OutSystems dá esse poder da programação a quem a aprender a usar, mesmo para pessoas sem curso de informática. Para programadores experientes, ela extende os poderes existentes, deixando fazer muito mais coisa, e mais rapidamente.

    Mas, como dizes, o melhor mesmo é experimentar para comprovar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui