Evento bq: primeiras impressões do Ubuntu e do Aquaris M

Apresentação bq Ubuntu Aquaris M (1)

A bq apresentou o bq Aquaris Ubuntu Edition e a nova gama Aquaris M. Leia as nossas primeiras impressões sobre os novos smartphones da fabricante espanhola.

Primeiras Impressões: Aquaris E4.5 Ubuntu Edition
Primeiras Impressões: Aquaris M

Apresentação bq Ubuntu Aquaris M (8)De acordo com o porta-voz da BQ, Rodrigo del Prado, assim que foi anunciado o smartphone Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, a empresa recebeu milhares de contatos vindos de todo o globo, aumentando a sua visibilidade a nível mundial.

Apesar de não poderem revelar o número concreto de vendas, o porta-voz admitiu que estas foram boas e que a equipa ficou muito satisfeita.

A empresa espanhola revelou que pretende manter o sistema de vendas flash, ou seja, o dispositivo apenas estará disponível num determinado dia da semana e durante um certo período de horas. A bq considera que, desta forma, apenas quem estiver realmente interessado no smartphone o comprará.

Mas não foi só o Ubuntu Edition que esteve em destaque, também foi apresentada da nova gama, a Aquaris M, com três novos modelos que estarão à venda durante o mês de maio.

Apresentação bq Ubuntu Aquaris M (13)Mantém-se a aposta na gama low-cost, segundo Rodrigo del Prado, apesar de não ter revelados os preços que custarão os equipamentos. Este novo Aquaris M tem três versões, 4,5 polegadas, 5 polegadas e 5,5 polegadas, sendo que o grande destaque será a câmara frontal que, além dos 5MP para as selfies, também conta com flash. Sim, segundo o porta-voz, agora “podem tirar selfies à noite, as câmaras têm flash”.

O Aquaris M 4,5 tem um ecrã de 4,5 polegadas com resolução 960x540p, processador MediaTek quad-core a 64-bits, 1GB de RAM, GPU Mali 450 MP2, 16Gb de armazenamento expansível por microSD, câmara traseira de 8MP e frontal de 5MP, bateria de 2400 mAh e o Android 5.0 Lollipop.

As outras versões de 5 e 5,5 polegadas contam com resolução Full HD, processador Snapdragon 615 octa-core 64-bits, 2GB de RAM, Adreno 405, 8/16/32GB de armazenamento expansível por microSD, câmara traseira de 13MP e frontal de 5MP, bateria de 3000 mAh e o Android 5.0 Lollipop.

Esta nova gama mantém o dual-SIM, e são os primeiros smartphones da bq a contarem com a última versão do Android, o Android 5.0 Lollipop.

Primeiras Impressões: Aquaris E4.5 Ubuntu Edition

Apresentação bq Ubuntu (4)

Na apresentação do Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, a BQ disponibilizou para demonstração duas unidades deste equipamento.

A primeira impressão com que ficamos é que este será um sistema operativo que irá exigir dos utilizadores uma certa aprendizagem. O dispositivo não oferece botões, quer físicos, quer virtuais, sendo que todo o interface é controlado por gestos.

Talvez por as unidades disponibilizadas serem de testes, o sistema operativo deste smartphone, composto por um processador de quatro núcleos a 1,3Ghz, 1 GB de RAM e gráfica Mali 400, tem fluidez, mas é um pouco lento.

O sistema operacional parece adequado para uma utilização básica, contudo observa-se um pouco lento quando acedemos a conteúdos externos (na Web).

A Ubuntu Edition ainda precisa de evoluir em alguns aspetos, algo justificável já que este é, para já, o primeiro equipamento com este sistema operativo.

Assim, pelo menos por enquanto, a utilização deste dispositivo é aconselhável a quem procura um sistema operativo alternativo ou para quem já é utilizador do Ubuntu em PC.

Primeiras Impressões: Aquaris M

Apresentação bq Aquaris M (5)

A nova gama Aquaris M não difere muito dos Aquaris E, tanto em termos de design como em termos de tamanho, no entanto verifica-se um melhoramento a nível das especificações. Já contamos com processadores de 64-bits, o que é uma mais-valia em termos de desempenho, nomeadamente com uma tecnologia já para o futuro.

Em termos de novidades, o grande destaque é o flash na câmara frontal, não é único no mundo mas é, sem dúvida, uma novidade rara nos smartphones, que vai de encontro ao grande crescimento das selfies. Pelo menos à noite já não terá dificuldade em tirar fotografias.

A bq mantém a aposta na versão pura do Android, o que torna, logo à partida, um smartphone limpo e leve em termos de desempenho, ao contrário do que acontece com a Samsung, por exemplo.

A bq é uma das fabricantes low-cost que tem apostado forte no mercado português e continua num bom caminho, mas teremos de esperar que um destes dispositivos nos chegue para análise para obtermos uma melhor opinião.

Fique com a nossa galeria de fotos do evento da bq:

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Coelho.

      Ainda não há preços oficiais, mas não deverá ser muito diferente dos Aquaris E.
      Portanto, os preços deverão rondar entre os 200€ e os 300€, para os dois dispositivos.

      Continue a acompanhar-nos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here