EUA: As vendas de veículos elétricos ultrapassaram as de carros com transmissão manual

Os Estados Unidos da América são um importante mercado internacional, no sentido em que demonstram de forma muito coletiva as mudanças no consumo no setor automóvel. Segundo a J.D. Power, no terceiro trimestre de 2019, as vendas de veículos elétricos representaram 1,9% das vendas automóveis.

O que se percebe através dos dados é que, as marcas, cada vez menos apostam na inclusão de transmissões manuais, em virtude de transmissões automáticas ou através da venda de elétricos para venda em massa. Assistimos, sim, a uma aposta destes modelos para automóveis de luxo (que não se destinem ao consumo da generalidade do público mas, sim, de uma elite).

Mesmo com a inclusão de alguns veículos no parque automóvel como o Kia Forte GT e o Aston Martin Vanquish, os insucessos do série 3 da BMW, do Corvette da Chevrolet e do Mazda 6 demonstram a tendência de um setor que se manifesta mundialmente. Sabemos que mercados como o português não revelam toda uma tendência mundial, mas a direção, até mesmo nacional, caminha para o abandono deste tipo de relações (em regime manual).

O panorama atual, dita-nos uma tendência para a mobilidade sustentável, no entanto, isso não quer dizer que essa mobilidade passe por ser eletrificada. Contudo, o setor automóvel e os dados recolhidos do parque automóvel demonstram-nos que esta tem sido a tendência da última metade de década.

Os Estados Unidos ao representar um elevado número de consumidores, demonstra que apenas 1,1% das vendas foram de veículos com transmissão manual contra os quase 2% de elétricos.

Apesar desta decadência, foi “a descontinuidade de diversos modelos sedan compactos e semi-compactos, onde as transmissões manuais desempenhavam um papel fundamental para redução dos custos de aquisição do veículo” que terá contribuído para a diminuição da percentagem das vendas deste tipo de automóveis assegura Tyson Jominy, vice-presidente executivo da J.D. Power.

Quando tudo parece caminhar num sentido, somos surpreendidos. O início desta semana ficou marcado, essencialmente, pelo comunicado divulgado pela General Motors acerca da nova aposta da Mustang na mobilidade elétrica. Confira o nosso artigo, “Mustang Lithium, o concept elétrico da Ford com caixa de velocidades manual“.

Fonte Autoblog

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here