Estudo revela que 0,01% detêm 27% das criptomoedas em circulação.

A criptomoeda tem sido apresentada como uma nova forma de dinheiro digital não vinculada ao governo ou a um banco central e, portanto, é inerentemente livre de preconceitos e de distribuição desigual .

No entanto, de acordo com um novo estulo, menos de 1% dos maiores investidores de Bitcoin (BTC) controlam mais de um quarto de todo a moeda em circulação. O National Bureau of Economic Research, uma organização de pesquisa privada americana sem fins lucrativos, divulgou um estudo que afirma que 10.000 investidores de Bitcoin, ou 0,01% de todos os detentores de BTC, possuem 5 milhões de BTC, isto é 27% dos 18,9 milhões de moedas em circulação .

A quantidade de Bitcoin detida pelo “um por cento” é equivalente a aproximadamente US $ 232 bilhões, informou o Wall Street Journal na segunda-feira.  O estudo, que foi conduzido pelos professores de finanças Antoinette Schoar da MIT Sloan School of Management e Igor Makarov da London School of Economics, visa demonstrar que o Bitcoin não é tão descentralizado quanto se possa pensar.

Esses números significam que, embora o bitcoin já tenha sido lançado em 2009, “a participação no bitcoin ainda está muito “nas mãos” de alguns investidores importantes, referem os especialistas em finanças Igor Makarov e Antoinette Schoar, responsáveis por desenvolver este estudo estudo. “Apesar de já existir há 14 anos, de ser um assunto do dia e de o número de investidores ter aumentado nos últimos tempos, ainda faz parte de um ecossistema muito concentrado”, disse Schoar.

De acordo com o relatório do WSJ, os maiores hodlers controlam uma parcela maior do Bitcoin do que as famílias americanas mais ricas controlam em dólares. Citando dados do Federal Reserve dos Estados Unidos, o relatório observa que 1% das famílias americanas detém cerca de um terço de toda a riqueza.

O novo relatório pode soar alarmante para a comunidade criptográfica, já que os principais defensores do Bitcoin têm promovido a descentralização como um dos maiores princípios da rede Bitcoin.

Fonte: CoinTelegraph

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui