Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda apresentaram o carro de corridas FORZE VII movido a hidrogénio destinado a competições como as 24 horas de Le Mans ou o Campeonato do Mundo de resistência FIA WEC.
Baseado num chassis já existente que cumpre os regulamentos LMP3 da FIA (Federação Internacional do Automóvel) o carro movido a pilha de combustível fará a sua primeira corrida ainda este verão.
Desenvolvido pela Forze Hydrogen Racing Team, cuja sede está no edifício D: Dream Hall da Universidade alemã o Forze VII nasceu num berço de projetos de vanguarda como por exemplo um automóvel movido a energia solar vencedor de vários prémios e um monolugar da conhecida competição de estabelecimentos de ensino Formula Student. Desde 2007 que os estudantes da Universidade de Delft trabalham em projetos ligados a veículos movidos a hidrogénio.
O FORZE VII sucede ao FORZE VI, modelo que estabeleceu recordes no passado ano no circuito Nurburgring-Nordschleife com o ex-piloto de Formula 1 driver e vencedor das 24 horas de Le Mans Jan Lammers.
Baseado no chassis ADESS-03 LMP3 possui uma célula de combustível de 100 kW, alimentada a hidrogénio à qual estão associados motores elétricos capazes de gerar uma potência máxima de 200 kW. As performances deste revolucionário carro de corrida ainda não chegam para abater os tradicionais modelos a gasolina: apenas 210 km/h de velocidade máxima e 0-100 km/h em 4 segundos.
Fonte: MotorSport