Estreia na Europa o novo Lexus ES 300h com espelhos retrovisores digitais

A Lexus continua o seu compromisso de disponibilizar tecnologias avançadas aos seus clientes com o intuito de aumentar os níveis de segurança e conveniência, desta feita com a introdução na Europa dos espelhos retrovisores digitais (“Digital Side-View Monitor”) no seu sedan híbrido de luxo – o ES 300h. A tecnologia estreia-se na Europa no Salão Automóvel de Genebra de 2020, com o início imediato de vendas em determinados mercados. Em Portugal, a disponibilidade do sistema está prevista para 2020.

Introduzido inicialmente no Japão em 2018, o sistema foi o primeiro no mundo em carros de produção em série de grande volume, o sistema substitui os espelhos retrovisores no exterior do automóvel por câmaras compactas de alta resolução, no interior existem ecrãs de alta resolução.

Os ecrãs fornecem uma visão aprimorada da zona imediatamente ao lado do veículo em todas as condições de condução, reduzindo ou eliminando o ângulo morto e adaptando-se automaticamente para oferecer uma visão ampliada quando o Lexus ES está a circular normalmente, ou de marcha atras.

Design ergonómico

O design ergonómico do sistema permite que a visão em torno do Lexus ES seja possível com um menor movimento da cabeça quer para a esquerda, quer para a direita. Desta forma concretizando o objetivo da Lexus de tornar a condução mais fácil para o condutor. Os dois ecrãs a cores de cinco polegadas estão posicionados na base dos pilares dianteiros, alinhados com a altura do espelho da porta, para que fiquem numa linha de visão intuitiva do condutor. Desta forma o condutor não precisa alterar significativamente o seu hábito natural.

Duas câmaras finas e aerodinâmicas, uma de cada lado, complementam as linhas elegantes do ES e, sendo menores que os espelhos convencionais, reduzem o ruído do vento e melhoram a visão diagonal frontal do condutor. As unidades possuem aquecimento para evitar congelamento ou embaciamento, e estão localizadas de modo a que não sejam obstruídas por gotas de chuva ou neve. Se necessário, o condutor pode ativar o desembaciador usando um interruptor no painel de instrumentos para garantir uma visão nítida a qualquer momento.

O sistema possui um sensor de luminosidade que, em condução noturna, reduz automaticamente o brilho dos faróis de outros veículos, proporcionando ao condutor uma melhor visão da zona circundante do automóvel.

Visão alargada de forma automática

Quando o condutor liga os indicadores de mudança de direção ou seleciona a marcha atrás, o sistema apresenta automaticamente uma visão ampliada da área ao lado e atrás do automóvel, eliminando o ângulo morto e permitindo manobras mais seguras. Um ícone no canto do ecrã alerta o condutor para a mudança de visão. Quando a ação de mudança de faixa, ou estacionamento é concluída, o sistema regressa automaticamente à sua configuração habitual. O condutor também pode alternar manualmente entre visão ampliada ou desativar a função.

O sistema pode ser ajustado usando controlos no painel da porta do condutor, como os comandos dos espelhos retrovisores convencionais. Uma função de menu fornece acesso às configurações do sistema, incluindo brilho e – um recurso exclusivo do sistema Lexus – retração automática das câmaras quando o carro está estacionado. O sistema também incorpora um monitor de ângulo morto.

Linhas de referência automáticas

O sistema de espelhos retrovisores digitais também ajuda o condutor a posicionar o Lexus ES com segurança durante manobras ou mesmo em estrada aberta, adicionando automaticamente diretrizes de referência às imagens.

Ao estacionar, as linhas indicam distâncias de 20 e 50 cm do para-choque traseiro e 50 cm ao longo de cada lado do carro. Estas linhas são mostradas na imagem em tempo real e também num ícone no visor que mostra a posição vista de cima do Lexus ES.

Ao conduzir em autoestrada a velocidades até 70 km/h, o sistema apoia o condutor a avaliar distâncias seguras de outros veículos, com linhas de referência indicando 5 m, 10 m e 15 m na estrada. A velocidades mais elevadas, as distâncias são de 5 m, 10 m, 15 m e 30 m.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here