O mundo dos seguros de saúde pode ser um verdadeiro labirinto, especialmente quando se trata de lidar com recusas de cobertura. No entanto, um novo site chamado Fight Health Insurance (FHI) está a mudar o jogo ao utilizar inteligência artificial (IA) para ajudar os utilizadores a apelar contra recusas de seguros de saúde. Obviamente que está pensado para o mercado norte-americano, mas sem dúvida mostra como a inteligência artificial nos pode ajudar nas mais variadas situações.
Com o lema “Faça a sua companhia de seguros de saúde chorar também”, o FHI promete ser uma ferramenta revolucionária para quem enfrenta este tipo de desafios.
Holden Karau, uma engenheira com experiência em empresas de renome como IBM, Apple, Google e Netflix, é a mente brilhante por trás do FHI. Ao longo dos anos, Karau teve de lidar com várias recusas de seguros de saúde e aprendeu a arte de apelar contra estas decisões. Com uma taxa de sucesso superior a 90% em mais de 40 apelações, Karau percebeu que poderia automatizar este processo para ajudar outras pessoas.
O processo é bastante simples e intuitivo. Os utilizadores precisam apenas de digitalizar a carta de recusa do seguro de saúde. A IA do FHI gera então cartas de apelação que podem ser editadas conforme necessário. Embora o processo seja semelhante a pedir ao ChatGPT para escrever um texto sobre um determinado assunto, a IA do FHI foi especificamente afinada para gerar apelações de recusas de seguros de saúde.
Um relatório do The San Francisco Standard destaca dois factos importantes sobre a indústria de seguros de saúde. Primeiro, a maioria das recusas pode ser apelada com sucesso. No entanto, a maioria das pessoas não apela contra as recusas, com um estudo a mostrar que apenas 0,1% dos pacientes da Affordable Care Act apelam contra as recusas. Segundo, qualquer pessoa, e não apenas os médicos, pode apresentar uma reclamação ao seu segurador.
Desde o seu lançamento, dezenas de pessoas já utilizaram o FHI para gerar apelações. Karau está a utilizar o feedback dos utilizadores para melhorar continuamente a plataforma de IA. Com o aumento da notoriedade do FHI, é provável que ainda mais pacientes recorram a este chatbot específico.
Uma das grandes vantagens do FHI é que permite aos utilizadores eliminar os seus dados após a geração da apelação. Além disso, o site é gratuito para qualquer pessoa que o utilize. No futuro, uma versão paga deste chatbot de seguros de saúde poderá estar disponível como uma aplicação para consultórios médicos.
Fonte: Bgr