Este robot é mais rápido do que os humanos a encontrar o Waldo (com vídeo)

A inteligência artificial e a robótica são duas áreas que prometem cada vez gerar mais combinações improváveis. Algumas, poderão ser extremamente uteis para o bem estar da humanidade. Outras… nem tanto.

É o caso do robot “There’s Waldo”, que foi criado com apenas um propósito: encontrar o Waldo da famosa série “Onde está o Waldo?”, onde é pedido ao leitor para encontrar uma personagem no meio de uma imagem cheia de pessoas diferentes.

O robot foi construído pela agência criativa Redpepper, e encontra o Waldo com uma eficácia impressionante. O braço metálico é um uArm Swift, controlado por um Raspberry Pi, e dispõe de uma câmera com reconhecimento facial. A câmera tira uma fotografia da página, que depois usa o OpenCV para encontrar as possíveis faces do Waldo. A informação segue depois para o AutoML Vision da Google, que foi treinado em fotografias do Waldo.

Caso o robot tenha mais do que 95% de confiança que encontrou o Waldo (ou mais do que um), irá indicar esse(s) ponto(s) de destaque.

O que é o Cloud AutoML?

O Cloud AutoML da Google está disponível desde Janeiro e permite a qualquer pessoa, sem conhecimentos de código ou programação, treinar uma inteligência artificial para reconhecimento visual. Pode ver este vídeo em que diversas fotografias do Waldo são colocadas no software:

Este robot é muito eficaz a encontrar o Waldo?

Esta inteligência artificial, aliada com robótica, é na verdade extremamente eficaz a encontrar os Waldos. O recorde do robot a encontrar um Waldo foi de 4.45 segundos. Para quem já olhou para imagens do Waldo, sabe que esta é uma velocidade incrivelmente rápida. Parece que até nos cartoons do Waldo, os robots já nos ultrapassaram.

O robot em si não funciona apenas com o sistema da Google. Também existiu codificação em Python para coordenar todos os elementos do sistema.

Veja também...

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de