Este robô não é (decididamente) para meninos

Chama-se BigDog e não tem um ar muito simpático. É mesmo esse o objetivo. Este robô, que tem vindo a ser desenvolvido pela Boston Dynamics com financiamento do governo norte-americano, ganhou novas funcionalidades para poder apoiar tropas em cenários militares.

O “bicho” já tinha quatro patas, mas os seus criadores decidiram incluir uma espécie de cabeça, semelhante a uma tromba. Com esta nova peça, e retirando inspiração aos movimentos de atletas humanos, o BigDog é agora capaz de atirar objetos pesados como, por exemplo, blocos de betão.

Dito assim, pode não ficar impressionado, mas talvez o vídeo disponibilizado pela Boston Dynamics o faça mudar de ideias. Tal como mostram as imagens, o BigDog passa a ser capaz de remover obstáculos impressionantes, tendo em conta que é um robô aparentemente delicado e de membros finos.

A estrela da Boston Dynamics consegue andar, correr, escalar e carregar cargas pesadas, tudo isto em terrenos difíceis. Tem o tamanho de um cão grande ou uma mula pequena e cada vez mais funcionalidades que lhe permitem, por exemplo, carregar objetos com mais de 130 quilos.

Nos testes, o BigDog conseguiu percorrer 20,5 quilómetros sem parar para recarregar, o que constitui um recorde no mundo dos robôs com “pernas”.

httpv://youtu.be/2jvLalY6ubc

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here