Uma das coisas mais desagradáveis quando tentamos conectar um smartphone à internet é quando aparece um erro que nos impede de fazer esta tarefa diária tão normal para todos nós. Somos, automaticamente, contagiados por uma certa impaciência.
Recentemente, o investigador Carl Schou descobriu um bug no iPhone que desativa o Wi-Fi do telemóvel e afeta iPads, bem como serviços proprietários da Apple, como o AirDrop.
“Podes bloquear permanentemente o Wi-Fi de qualquer dispositivo iOS ao ter uma rede Wi-Fi pública com o nome %secretclub%power. Repor as definições de rede não garante a recuperação da funcionalidade”, lê-se numa publicação feita por Carl Schou no Twitter.
O investigador alega que, a maior parte dos utilizadores, quando confrontados com este problema reiniciou o dispositivo, contudo não foi o suficiente. De acordo com o site especializado 9to5Mac, o caracter “%” é o responsável pelo erro, ainda que seja um caractere utilizado frequentemente em linguagens de programação.
Para tentar resolver esta questão, o utilizador poderá ir a Configurações – Geral – Redefinir – Redefinir configurações de rede. Esta ação redefine as redes de Wi-Fi que já foram guardadas no iPhone. Assim pode-se, potencialmente, eliminar o registo de uma rede menos confiável.
De acordo com o MacRumors o problema parece afetar apenas o iOS — telemóveis com sistema Android, pelo menos por enquanto, não foram atingidos pelo bug.
Ainda não se sabe quando a Apple irá apresentar uma resolução para este problema mas espera-se que a resposta da gigante tecnológica surja em breve. Por agora recomenda-se uma atenção redobrada a todos os utilizadores de iOS no momento de conexão por Wi-Fi, e que evitem conectar-se com redes desconhecidas, principalmente se forem públicas.
No entanto, prevê-se que o bug não danifique permanentemente o hardware.
Fonte: 9to5Mac