Este é o início do futuro dos humanoides Optimus: por Elon Musk e Tesla

Desde que foi anunciado, o Optimus tornou-se de imediato no mais aguardado e especulado produto da Tesla, o que em muito se deve ao quão promissor o projeto pareceu mal foi anunciado por Elon Musk.

Ao cumprir o prometido, o Optimus, equipado com uma tecnologia de inteligência artificial extremamente avançada, deverá ter a habilidade de desempenhar imensas tarefas de uma forma muito semelhante à de um humano.

Isso inclui, maioritariamente, tarefas perigosas e repetitivas, aliviando assim muitos trabalhadores dos seus postos de trabalho extremamente ingratos. Inicialmente, o robô será usado nas fábricas da Tesla, mas eventualmente será também produzido em grande escala para servir as mais variadas indústrias.

Foi durante o evento AI Day 2022 que o primeiro protótipo do Optimus foi revelado. Ainda que muito desengonçado, e certamente com muito trabalho pela frente  para que se possa tornar naquilo que nos foi prometido, o pouco que vimos foi, certamente, promissor, já que o humanoide aparenta ter uma mobilidade consideravelmente mais avançada e próxima de um humano do que aquilo que a maior parte dos robôs comercializados até hoje conseguiu apresentar. E o objetivo é exatamente esse: Criar algo que consiga, em muitos aspetos, imitar o comportamento de um ser humano e ajudar numa enorme multitude de tarefas no dia a dia.

O robô ainda não se encontra totalmente funcional, visto que é apenas um protótipo, mas a sua apresentação teve como objetivo mostrar o imenso potencial deste projeto. Esta apresentação deixou bem claro  que a ambiciosa ideia de Elon Musk para um robô humanoide é perfeitamente viável e o mais certo é que venha mesmo a ser concretizada, uma vez que mesmo em fase de desenvolvimento o robô já revela qualidades surpreendentes.

O preço do humanoide deverá situar-se um pouco abaixo dos 20 mil dólares e espera-se que possa vir a ser utilizado para ajudar, tanto empresas como pessoas singulares.

Fonte: The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui