Esta aplicação gratuita transforma as suas palavras em imagens

A tecnologia de inteligência artificial e os sistemas de “machine learning” continuam a desenvolver-se, às vezes de formas algo estranhas e bizarras. Há uma nova aplicação para browser que interpreta e transforma qualquer frase (ou conjunto de palavras) em imagens, e os resultados são bastante bizarros.

Esta aplicação de web foi desenvolvida pelo investigador Cristóbal Valenzuela e é baseada numa nova investigação levada a cabo por outra equipa de investigadores. O seu algoritmo de aprendizagem chama-se AttnGAN (Attentional Generative Adversarial Network). Pode fazer as suas próprias experiencias de forma gratuita aqui.

Os resultados parecem arte surrealista

A ideia do AttnGAN é refinar as tecnologias de inteligência artificial que interpretam e transformam texto em imagem. As aplicações desse tipo de tecnologia poderiam ser imensas. Porém, por agora os resultados por vezes são cómicos, outras vezes um pouco perturbadores, e raramente claros ou nítidos. É como se esta inteligência artificial fosse uma aprendiz de Mario Cesariny ou outro pintor surrealista de meados do século XX.

O processo de Machine Learning

Machine Learning é um processo através do qual os investigadores treinam algoritmos de inteligência artificial a partir de grandes bases de dados, permitindo-as revolver problemas visuais complexos e responder a questões como “isto é uma fotografia de quê?”. Esta aplicação vira um pouco a lógica, apesar do processo ser idêntico: o algoritmo interpreta a mensagem, e procura criar uma imagem que se adeque.

Os investigadores utilizaram uma base de dados denominada COCO, ou Common Objects in Context dataset. Trata-se de um conjunto exaustivo de imagens que procura contemplar todos os principais objectos (animados e inanimados) do nosso mundo.

Faça a sua própria experiência!

Apesar desta tecnologia ainda estar longe do seu apogeu, a verdade é que os resultados desta aplicação oscilam entre o perturbador e divertido. É muito interessante ver as nossas palavras se transformarem em imagens. Experimente, e diga-nos o que achou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here