Esqueça os cartões MicroSD. A Samsung já tem o futuro: UFS

Red Magic 3S

Antes de ler este artigo, esqueça os cartões MicroSD… A Samsung acabou de anunciar os cartões removíveis UFS (Universal Flash Storage) que permitem velocidades de leitura até 530MB/s.

Faz algum tempo que a Samsung já dominava nesta área da memória portátil. No mês de Fevereiro de 2015, a Samsung começou por fabricar e comercializar estes cartões que na altura iam até 128GB, de modo a poderem substituir os cartões eMMC que até à altura eram utilizados pelos smartphones e tablets.

O objectivo na altura, era convencer os utilizadores de que o ideal seria descartar os cartões removíveis e optar por armazenamento interno. Temos como bom exemplo disso, a introdução do Galaxy S6. Mas a estratégia não foi a melhor, não sendo de todo bem recebida pelos utilizadores que não sua maioria preferem cartões de memória portáteis. Assim, a Samsung foi “obrigada” a mudar de estratégia e na sua linha de equipamentos seguinte, através do Galaxy S7, voltámos a ter a hipótese de utilizar os cartões de memória.

Agora e aproveitando essa “nova” introdução da disponibilidade de usar cartões de memória, a Samsung vem com estes cartos UFS, os quais a marca não gosta de os apelidar de MicroSD, pois apesar de externamente se parecerem bastante com esse tipo de cartões, não são de facto MicroSD. Se eventualmente este tipo de cartão irá poder ser utilizado nos “slots” dito normais existentes nos nossos dispositivos ou se irá ser necessário um “slot” especifico para tal, é uma situação à qual ainda não sabemos dar resposta, tendo de esperar pela comunicação oficial da Samsung.

Estes cartões dispõem de 2 vantagens sobre os MicroSD “normais”: podem ler e escrever simultaneamente, e podem gerir e reorganizar algumas tarefas de modo mais eficiente. Isto resulta em velocidades de utilização/operação estonteantes:

  • Velocidade leitura: UFS até 530MB/s vs MicroSD até 100MB/s
  • Velocidade escrita: UFS até 170MB/s vs MicroSD até 90MB/s
  • Leitura aleatória (Input Output por segundo): UFS até 40,000 IOPS vs MicroSD até 1,800 IOPS
  • Escrita aleatória: UFS até 35,000 IOPS vs MicroSD até 500 IOPS.

Fonte: Android Police

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here