Espanha vai verificar publicidade por influencers a Criptomoedas

Já sabemos que os influencers são muito solicitados e certamente que várias das pessoas que você segue nas redes sociais já publicou algum conteúdo publicitário, sugerindo algum produto ou marca. Ora, alguns influencers também têm promovido negócios relacionados com Criptomoedas, que como é um mercado que não é regulado, já houve negócios promovidos que acabaram por ser scam.

Em consequência destes riscos, a Espanha anunciou novas regras sobre como os influenciadores de mídia social e outros podem anunciar ativos de criptomoedas, segundo a Reuters. A partir do próximo mês, a Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha (CNMV) exigirá que pessoas e empresas a notifiquem pelo menos 10 dias antes de executar campanhas para criptoativos. As regras se aplicam a influenciadores com mais de 100.000 subscritores que são pagos para promover criptomoedas.

De acordo com a Reuters, os anunciantes de criptomoedas precisarão divulgar o conteúdo das suas próximas campanhas para a CNMV e devem incluir avisos sobre os riscos do que estão a promover. As regras são projetadas para permitir que o CNMV monitorize o ecossistema de marketing em torno de ativos de criptomoedas e certifique-se de que o público esteja ciente dos riscos.

E já não é a primeira vez que a CNMV interfere nas redes sociais em contas de influencers. Em novembro, houve uma resposta a um tweet do jogador de futebol Andrés Iniesta quando ele promoveu a exchange Binance, alertando-o de que “os criptoativos, sendo produtos não regulamentados, carregam alguns riscos significativos”.

Criptomoeda e publicidade nas redes sociais são áreas com ambiguidade regulatória significativa, e a combinação às vezes se mostra problemática.

As novas regras da CNMV não impedirão os influenciadores de contar a seus seguidores sobre criptomoedas, mas permitirão que a agência acompanhe mais de perto o que exatamente está sendo oferecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui