ESA cria equipamento para transformar oxigénio

Red Magic 3S

A Lua e outros planetas sempre foram motivo de interesse para muita gente mas o facto de o Ser Humano precisar de certas características para sobreviver tornam a sua exploração mais difícil. Se queremos ter uma presença a longo prazo na Lua vamos precisar de oxigénio e combustível. A ESA poderá ter criado uma maneira que criar ambas as necessidades usando a própria Lua.

A empresa encontra-se, de momento, a trabalhar em um protótipo criado pela própria que levantou grandes esperanças na exploração da Lua. Este equipamento poderá transformar o pó da Lua em oxigénio. Oxigénio esse que por sua vez pode ser usado para o ar que respiramos como para combustível. Tem que se ter em conta que o pó da Lua que a empresa está actualmente a fazer os seus testes é um pó simulado pela própria empresa.

A técnica que a empresa está a usar para transformar o pó da Lua em oxigénio envolve o desbloqueio do oxigénio em regolito através do uso da electrose do sal fundido o que aquece substancialmente o pó e faz o oxigénio, juntamente com o sal, migrar até que seja recorrido. Este processo já tinha sido usado para metal mas a empresa ESA transformou o mesmo para garantir que existiria oxigénio para se medir.

Tal como já foi mencionado, este projecto, a ter bons resultados, pode ser um grande avanço tecnológico na exploração da Lua. Este protótipo abre portas à possibilidade de se construir habitats ou mesmo reparar veículos.

No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito antes que haja a possibilidade de existirem plantas da Lua. É preciso organizar uma maneira de guardar o oxigénio para que não haja desperdício. Estudos indicam que um mecanismo capaz de ser testado na Lua poderá ser possível a meio dos anos de 2020s portanto poderá ser uma questão de tempo até que o ar seja produzido na Lua.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here