Epic Games propõe à Valve que baixe as suas margens de receitas

Ao lançar sua própria loja de jogos e tentar ultrapassar a Valve do topo da distribuição digital, a Epic ganhou uma grande legião de fãs na comunidade de jogos para PC. A Epic começou a oferecer aos produtores e editores uma divisão de receita de 88% / 12% nas vendas de jogos – o que significa que a Epic mantém apenas 12% da receita de cada jogo vendido, muito melhor do que os 30% que a Steam mantém. Em seguida, a Epic decidiu levar as coisas um passo adiante e começou à procura de acordos de exclusividade para sua própria loja.

Até agora, sãoppoucos os programadores que levaram para a Epic às suas ofertas de exclusividade, para o desgosto dos jogadores de PC que preferem não ter que lidar com períodos de exclusividade. A empresa causou grande agitação na comunidade de jogos para PC ao procurar esses acordos, mas agora o Diretor da Epic, Tim Sweeney, diz que há uma maneira de fazer com que a sua empresa pare de pagar por exclusividades. O problema é que a solução proposta por Sweeney depende da ação da Valve.

Segundo um tweet publicado por Sweeney, a Epic Games “irá recuar na procura de exclusividades” se a Valve se comprometer a implementar uma divisão permanente de receita de 88/12 para todos os programadores e editores. Ele vai um mais longe e afirma que a Epic até consideraria colocar os seus próprios jogos no Steam se a Valve fizesse isso, sendo um possibilidade futura de Fortnite estar realmente disponível através do Steam.

A Valve, para informarmos, reformulou o seu modelo de divisão de receitas pouco antes de a Epic Games anunciar que a sua loja de jogos. Com esse novo modelo, os jogos oferecidos pelo Steam começam com uma divisão de receita de 70/30, e a reduçãodda parte da Valve reduz para 25% quando um jogo atinge US $ 10 milhões em vendas. Se o jogo atingir os US $ 50 milhões em vendas, a parte da Valve volta a cair, para os 20%, o que, mesmo assim, ainda fica acima dos valores da Epic Games.

Desta forma, o modelo de divisão de receita da Valve é mais vantajoso para as grandes editoras, no entanto, estas têm recursos para abrir as suas próprias lojas e parar de oferecer os seus jogos no Steam (como a Electronic Arts). Sweeney quer ver a Valve a mudar o seu modelo de receita para 88/12 em todos os jogos, independentemente das vendas – um grande salto até mesmo do modelo de receita mais generoso da Valve.

Se a Valve cede, and anão se sabe, mas é certo que o Steam ainda é a grande referencia no mercado de jogos para PC, então a Valve pode não se sentir ameaçada pelos acordos de exclusividade da Epic e por melhores modelos de partilha de receita. Veremos o que acontece, mas provavelmente não devemos esperar que a Valve faça os movimentos que a Sweeney exige até que a Epic Games Store comece a consumir significativamente a participação de mercado da Valve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui