Epic Games, está levando sua batalha contra as práticas da App Store da Apple para a Europa

A desenvolvedora de Fortnite, Epic Games, está levando sua batalha contra as práticas da App Store da Apple para a Europa.

O estúdio de jogos entrou com uma queixa junto ao órgão responsável pela concorrência da UE, alegando que o uso deliberado de restrições anticompetitivas da Apple no ecossistema iOS prejudicou a concorrência na distribuição de aplicativos e nos processos de pagamento.

A Epic acrescenta que a Apple está se beneficiando ao bloquear rivais e que sua conduta equivale a um abuso de poder, colocando-a em violação à lei de concorrência da UE.

A disputa entre as duas empresas, que remonta a setembro, levou a Epic a registrar várias queixas contra a Apple em três continentes.

Começo

Tudo começou quando a Apple e o Google removeram Fortnite de suas respectivas lojas de aplicativos depois que a Epic adicionou pagamentos diretos ao jogo Battle Royale.

A Epic respondeu com um processo na Califórnia, alegando que a prevenção da Apple de pagamentos alternativos que contornem a comissão de 30 por cento que aplica às compras através da App Store é anti-competitiva.

Desde então, o desenvolvedor apresentou queixas semelhantes na Austrália e no Reino Unido. Sua ação mais recente aumenta a pressão que a Apple está enfrentando na Europa.

Onde a Comissão Europeia já lançou várias investigações antitruste em suas práticas da App Store para streaming de música, ebooks e compras no aplicativo, com uma investigação separada examinando sua abordagem para pagamentos móveis. Resta saber se a ladainha de processos contra o fabricante do iPhone resultará em qualquer mudança material em seu imposto na App Store.

Talvez antecipando quaisquer medidas regulatórias futuras, a empresa em novembro reduziu a comissão para 15 por cento para desenvolvedores menores que fazem até US $ 1 milhão em vendas por ano civil.

Epic

Em um comunicado, o fundador da Epic Games, Tim Sweeney, criticou hoje a Apple por anular a escolha do consumidor e a liberdade dos desenvolvedores.

“O que está em jogo aqui é o próprio futuro das plataformas móveis. Os consumidores têm o direito de instalar aplicativos de fontes de sua escolha e os desenvolvedores têm o direito de competir em um mercado justo. Não ficaremos de braços cruzados e permitiremos que a Apple use seu domínio de plataforma para controlar o que deveria ser um campo de jogo digital nivelado. É ruim para os consumidores, que estão pagando preços inflacionados devido à total falta de competição entre as lojas e ao processamento de pagamentos no aplicativo. E é ruim para os desenvolvedores, cujos meios de subsistência muitas vezes dependem da total discrição da Apple quanto a quem permitir a utilização da plataforma iOS e em quais termos. ”

Em sua resposta, a Apple disse que está se concentrando em trazer as falhas da Epic à luz na Europa.

“Por doze anos, a App Store ajudou os desenvolvedores a transformar suas ideias mais brilhantes em aplicativos que mudam o mundo. Nossas prioridades sempre foram fornecer aos clientes um local seguro e confiável para baixar software e aplicar as regras igualmente a todos os desenvolvedores. A Epic tem sido um dos desenvolvedores de maior sucesso na App Store, crescendo em um negócio multibilionário que atinge milhões de clientes iOS em todo o mundo, incluindo na UE. De maneiras que um juiz descreveu como enganosa e clandestina, a Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store que se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e protegem os clientes. Seu comportamento imprudente transformou os clientes em peões e estamos ansiosos para deixar isso claro para a Comissão Europeia. ”

Obviamente, a Epic contesta a leitura dos eventos pela Apple e continua a afirmar que está procurando que as regras sejam alteradas para tornar as coisas mais justas para todos os desenvolvedores.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here