EOS M50 MK. II é a nova mirrorless da Canon voltada para os criadores de conteúdo

É um facto que a pandemia trouxe mais prejuízos do que proveitos na grande generalidade. Fomos obrigados a repensar a nossa forma de estar em sociedade, e nunca os criadores de conteúdo tiveram tantos espetadores disponíveis para ver conteúdo em simultâneo. A partilha de conteúdos nas redes sociais e nas plataformas de streaming de vídeo tiveram aumentos incríveis de audiência.

O segmento das máquinas fotográficas foi exemplo disso mesmo, pois através do crescimento de diversos influenciadores e criadores de conteúdo viram um crescimento especialmente impressionante durante estes tempos de pandemia, com principal destaque para a rede social TikTok que cresceu 93% desde o terceiro trimestre de 2019 até ao segundo trimestre de 2020, e que leva a que procurando oferecer melhor qualidade de vídeo, procuram novas equipamentos de vídeo.

A pensar nisto, a Canon acabou de anunciar o lançamento da EOS M50 Mark II, a sucessora da aclamada EOS M50 (de primeira geração) que revolucionou o segmento das câmeras mirrorless por possibilitar novas formas de expor e partilhar conteúdo com uma câmera. Destacando-se pela versatilidade, a nova EOS M50 MK. II permite captação de vídeo vertical em 4K — ideal para partilha nas redes sociais —, bem como, a realização de diretos em Full-HD para o Youtube (a partir exclusivamente da própria câmera).

Este modelo conta com um sensor CMOS com focagem automática de pixel-duplo ideal para focagem precisa — em quase todo o tipo de cenários — e que permite captação de imagem de 24,1 MP e vídeo em 4K. A fim de garantir o melhor conjunto tanto para imagem como para vídeo, a câmera incluí uma entrada para microfone de 3.5 mm (o que possibilita que inclua um microfone externo para melhor qualidade de som) e mais duas portas, o HDMI e USB — o suficiente para qualquer criador de conteúdo. Ainda para mais, se for adicionado um pequeno adaptador, vulgarmente conhecido, por “placa de captura” de imagem para usar todo o poder de vídeo numa livestream para as habituais plataformas de streaming.

O sucesso desta câmera fica a dever-se também pela inclusão de um ecrã tátil que permite ao utilizador adaptar-se a diferentes situações e cenários de fotografia e vídeo — pode ser usado por vloggers, reviewers e para workshops onde existe a necessidade deste tipo de situações — de forma a complementar esta necessidade, a câmera mirrorless reflex permite trocar as objetivas para melhor se adaptar ao objeto de trabalho ou cenário, enquadrando da melhor forma possível.

O sensor APS-C de 24,1 MP permite uma cadência de disparo em modo contínuo de 10 fps em ecrã dividido para que possa acompanhar aquilo que se passa durante o disparo. Além disso, o modo “Inteligente Auto” e Deteção de Olhos também oferecem uma vantagem fotográfica aos criadores de conteúdo assegurando uma grande capacidade de foco para pessoas. Esta câmera está muito bem preparada até para fotografias de baixa luminosidade, sobretudo graças à tecnologia mirrorless, mas com principal destaque à possibilidade de baixar a exposição até -4EV com recurso a focagem automática (“autofocus”).

Para aqueles que pretende usá-la como webcam, saiba que deve recorrer à saída de HDMI para uma imagem nítida e de qualidade, pois se recorrer à porta USB, terá de utilizar o EOS Webcam Utility Software que permite transmitir numa resolução substancialmente inferior (576p) mas sem qualquer compactação da imagem, o que deverá suficiente para um pequeno quadro no canto do ecrã mas talvez não tanto para uma imagem em ecrã inteiro.

Graças à ausência de espelho (mirrorless), contrariamente ao que acontece com as DSLR, permite acompanhar em tempo real todas as alterações à exposição e efeitos na imagem que seria enviada para o armazenamento. As câmeras DSLR fazem uso do espelho para observar o ambiente através do visor (VF), pelo que, quando faz o disparo, o espelho sobe (deixa de conseguir ver a imagem por alguns milésimos de segundo) e a câmera tira a fotografia e guarda no armazenamento. As câmeras mirrorless não fazem uso desse espelho e a imagem chega diretamente ao sensor, que envia os dados captados para serem processados digitalmente e convertidos em imagem visível tanto para o visor — que desta vez é eletrónico — (E-VF) e para o ecrã.

EOS M50 MK. II chega às prateleiras no final de março deste ano, mas pode ser pré-reservada a partir de hoje. Para mais informação, por favor visite no site da Canon. Confira também algumas das principais características deste equipamento:

  • Crie e partilhe conteúdo em qualquer plataforma através de conectividade Wi-Fi e Bluetooth;
  • Capte vídeos verticais para postar diretamente nos canais de redes sociais;
  • Saída limpa de HDMI para realizar livestreams diretamente no YouTube;
  • Sensor APS-C de 24.1MP para imagens impressionantes e vídeo Full HD;
  • Versátil ecrã tátil Vari-Angle para diversas opções de disparo;
  • Entrada de microfone de 3.5mm para qualidade de som profissional;
  • Compatibilidade com objetivas para combinar com todas as perspetivas e estilos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui