Envios de smartphones para o mercado vai descer 12% em 2020

Red Magic 6S

Não há grandes dúvidas que o início de 2020 não correu tão bem como se gostaria e que devido à pandemia Covid-19, a economia vai ressentir-se e, obviamente, na área da tecnologia isso vai sentir-se. Hoje divulgamos o relatório da IDC sobre o mercado dos smartphones.

Segundo a IDC, os envios de smartphones em todo o mundo devem cair 11,9% este ano – a sua maior queda anual – indicando que as coisas piorarão para a indústria antes que melhorem. Na sua última previsão de mercado, a empresa de pesquisa IDC prevê envios de 1,2 mil milhões de unidades este ano, abaixo dos 1,4 mil milhões do ano passado.

A previsão anual segue uma queda recorde de 11,7% ano a ano nos três meses que terminaram em março. As últimas projeções são uma revisão dramática de uma previsão anual da IDC em fevereiro, após o vírus, que previa um declínio de 2,3%.

Atribuindo a culpa ao surto de coronavírus e os seus efeitos na oferta e na procura, a previsão aponta para um aumento nas vendas e remessas no próximo ano, sugerindo que algumas compras serão adiadas e não totalmente perdidas. A proliferação dos serviços 5G também ajudará a reacender o interesse do consumidor, segundo os investigadores, o que deverá acontecer mais a sério em 2021, já que muitos países do mundo apenas iniciarão o 5G durante 2020, como é o caso de Portugal (se não houver mais atrasos).

“O que começou como uma crise do lado da oferta evoluiu para um problema global do lado da oferta”, disse a analista Sangeetika Srivastava. “Os bloqueios em todos os países e o aumento do desemprego reduziram a confiança do consumidor e redirecionaram os gastos para bens essenciais, impactando diretamente a adoção de smartphones no curto prazo”.

O mercado doméstico da China sofrerá apenas um declínio de um dígito, disse a IDC, apontando para a recuperação do país após o surto. A Europa, no entanto, irá ter uma queda mais acentuada e deverá sofrer quedas mais profundas nos gastos e na oferta.

“Pelo lado positivo, espera-se que o 5G seja um catalisador durante todo o período de previsão, que desempenhará um papel vital na recuperação do mercado mundial de smartphones em 2021”, disse Srivastava.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here