Ensaio Volvo V60 Cross Country: para outros caminhos em família

Volvo V60 CC

A marca sueca de automóveis Volvo desde há longo tempo que se tornou numa referência no fabrico de carrinhas, as tão adoradas station-wagon que fazem as preferências dos clientes portugueses no momento de escolher automóvel.

Com a renovação da gama em curso, a Volvo continua a destacar-se no capítulo do design e tecnologia, dois vetores que há algum tempo estavam ofuscados na estratégia da marca. A nova carrinha V60, na sua versão Cross Country, é um automóvel de desejo por atender a uma receita perfeita de equilíbrio entre a racionalidade e a paixão, numa equação em que a qualidade, segurança e o minimalismo não deixam de ser argumentos que em muito nos convenceram.

CARATERÍSTICAS

  • Volvo V60 CCMotor: 2.0 litros Turbodiesel
  • Potência: 190 cv @ n.d. rpm
  • Binário: 400 Nm @ 1750-2500 rpm
  • Transmissão: Caixa automática com 8 velocidades Geartronic e tração dianteira
  • Consumos: Urbano 5,3 l/100 km; Extraurbano 4,2 l/100 km; Misto 4,6 l/100 km
  • Emissões de CO2: 120 g/km
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: não divulgado
  • Preço: 41.656 euros (unidade ensaiada: 59.694 €)

CONDUÇÃO E DESIGN

Volvo V60 CCA recente reformulação da identidade estética da Volvo visou também a gama de automóveis médios 60 que possui variantes berlina (S60) e station-wagon (V60). A secção dianteira foi redesenhada de forma a proporcionar um visual mais agressivo e desportivo. Tal como é tradição na sua longa história a Volvo, voltou a desenvolver uma carrinha de beleza ímpar.

A versão Cross Country da V60 insere-se num nicho de mercado inaugurado pela marca sueca, ainda que num outro segmento, receita que foi rapidamente seguida por outros fabricantes de automóveis, como a Audi. Para longe ficam os anos 80 e 90, em que a Volvo fabricava automóveis de linhas extremamente retas e formas retangulares, aliás, olhando para a traseira da Volvo V60 Cross Country ficamos a perceber que a marca tem alterado radicalmente o seu código genético no que diz respeito aos princípios de design exterior.

As vocações aventureiras da Volvo V60 Cross Country são evidentes. As inserções em plástico nos guarda lamas, que lhe conferem ar de robustez, não são exageradas, tendo mais uma vez a ponderação típica dos povos nórdicos imperado sobre todo o conjunto, assim como as embaladeiras e o para choques com aplicações cromadas.

Volvo V60 CC

Entrando para o habitáculo o minimalismo impera. É óbvia a preocupação da marca com a ergonomia e a perceção de qualidade dos materiais, afinal estamos perante um automóvel ‘premium’. A profusão de botões na secção central intimida inicialmente, mas após algum tempo de utilização revela toda a sua razão de existir: sem desviarmos os olhos da estrada podemos em qualquer instante aceder aos mais variados comandos e funções. Os materiais de fabrico apresentam uma escolha cuidada e de alta qualidade, assim como a montagem cumpre os mais elevados padrões.

Volvo V60 CCIniciando a condução, rapidamente sentimos o fulgor do motor de quatro cilindros em linha e os seus 190 cv de potência, ainda assim sem deixar de esquecer os antigos propulsores de cinco cilindros da Volvo que possuíam nutritiva sonoridade única. Esta opção prendeu-se com o aumento de eficiência, e no momento de fazermos contas, rapidamente verificamos que o consumo desta carrinha se faz no patamar entre os 5 e os 7 litros aos 100 km. A transmissão automática com 8 relações desempenha, indubitavelmente, um papel fundamental no capitulo da economia. Sem nos esquecermos que estamos num modelo vocacionado para outros caminhos e incursões em família, a Volvo S60 Cross Country rapidamente exibe a assistência exagerada da sua direção, a qual pouco comunicativa, não deixa traçar trajetórias com a máxima precisão e detalhe.

Equipamento tecnológico

Volvo V60 CCA Volvo V60 Cross Country inclui sofisticados sistemas de segurança, como é filosofia da Volvo em todas as suas criações. Ao ar aventureiro não podemos deixar de associar uma imagem sofisticada que no interior se faz sentir desde que ligamos o motor e vemos o atraente painel de instrumentos digital diante dos nossos olhos. Apesar do peso dos anos, a Volvo oferece, fruto da recente renovação desta gama sofisticados equipamentos, alguns propostos em pacotes.

O ‘IntelliSafe Pro Pack’ inclui deteção de veículos no ângulo cego e cruise control adaptativo com mitigação da travagem e o ‘Business Pack Connect’ oferece sistema de navegação e um sistema de som topo de gama. Esta carrinha não dispõe ainda de faróis em LED, existindo apenas a opção para um conjunto bi-xénon com feixes ativos.

O sistema de navegação desenvolvido pela Volvo para a V60 oferece já funcionalidades de futuro, como a ligação a serviços e à ‘cloud’.

Veredito: Volvo V60 CC

Volvo V60 CCUm Volvo nunca deixou de ser uma excelente opção no momento de escolher um automóvel. A gama 60, necessita urgentemente da modernização, tal foi o salto quântico operado pela marca sueca com os topo de gama 90, que incluem variantes berlina, station wagon e SUV.

No interior da V60 Cross Country saltou-nos à vista a integração do pequeno ecrã dedicado ao sistema de navegação, cuja resolução poderia ter sido bastante melhorada. O equipamento opcional, proposto em variados pacotes, faz rapidamente escalar o preço em largos milhares de euros suplementares. Por exemplo, a unidade ensaiada possuía cerca de 18 mil euros de ‘extras’!

Ainda assim, é tão bom contemplar e andar com uma deslumbrante sueca V60 Cross Country, apesar de ela já acusar alguma desatualização.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Qualidade e robustez
  • Economia do motor 2 litros
  • Prestígio

Pontos Contra

  • Desenho do tabliê desatualizado
  • Ecrã do sistema de navegação
  • Preço do equipamento opcional
  • Assistência da direção

Desde já agradecemos à Volvo a cedência do Volvo V60 CC para o nosso ensaio. Segue-se a galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here