Ensaio Renault Megane GT dCi: Análise

Desportivo e exclusivo, assim se pode descrever de forma breve o novo Renault Megane GT dCi . Com um motor 1.6 litros Energy dCi de 165 CV, o MEGANE GT apostou forte no desenvolvimento tecnológico, e apresenta este diesel desportivo, de design interior e exterior elegante, com um toque de luxo.

Ficha técnica

Motor e equipamento:

Motorização: ENERGY dCi 165 EDC
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm³): 1598
Combustível: diesel
Potência máxima: 165 cv
Potência (KW): 118
Aceleração (0-100km/h): 8,80 segundos
Velocidade Máxima: 214 km/h
Caixa de velocidades: automática EDC de 6 velocidades
Pneus (referência): 225/40 R 18
Jantes: liga leve 18″ GT

Dimensões e Pesos:

Largura exterior (mm): 1814
Comprimento exterior (mm): 4356
Distância entre eixos (mm): 2670
Peso(kg): 1430
Depósito de combustível: 50l
Capacidade Bagageira(dm³): 1247

Emissões e consumos:

Consumo Urbano: 5.1 l/100km
Consumo extra urbano:4.3 l/100km
Consumo Médio:4.6 l/100km
Emissões Co2:120 gr/km

Condução e Design

Uns respeitosos 165 cavalos aliados a um binário de 380 Nm às 1.750 rpm e dois turbocompressores são responsáveis por uma velocidade máxima de 214 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h nuns modestos 8,9 segundos. Embora seja um desportivo, o MEGANE GT está perfeitamente adaptado ao uso quotidiano, possuindo quatro modos de condução, Sport, Neutral, Comfort e Perso.

Em termos de design e linhas, as semelhanças com os modelos GT, Renault Sport e 4CONTROL são notórias. No habitáculo, o pormenor dos acabamentos e a qualidade dos materiais não passam despercebidos. Um volante desportivo em couro com comandos por patilhas controlam a caixa de 6 velocidades. Bancos revestidos em couro Alcantara, acabamentos em cromado e pedais de alumínio conferem ao modelo um toque de luxo e exclusividade.

Equipamento tecnológico

Dotado das mais recentes tecnologias, o MEGANE GT apostou em força neste campo.

Começando pelo interior, um ecrã vertical de 8,7 polegadas ocupa a consola central. O modelo vem equipado com o sistema R-LINK 2, que conta com diversas funcionalidades que tornam a vida mais fácil ao condutor. Através dele poderá aceder ao sistema de navegação com a cartografia TomTom 3D, e a diversos conteúdos multimédia como músicas, fotografias e vídeos. O kit de mãos livres ajudá-lo-á a manter-se atento à estrada enquanto faz um telefonema telefonema, ajudado pelo sistema de reconhecimento de voz que será capaz de lhe ler os seus SMS conferindo segurança extra na condução. Para quem partilha o veículo, o sistema de navegação permite configurar até 6 perfis distintos, com os seus conteúdos e modos de condução preferidos.

No painel de instrumentos digital de fundo de cor carbono poderá ainda consultar todas as informações importantes do veículo nomeadamente potência, binário, ações nos pedais, pressão do turbocompressor, autonomia e consumo. Poderá ainda personalizar a iluminação interior.

Para a utilização diária, o cartão mãos livres confere segurança e comodidade extra. Graças a ele, basta aproximar-se do seu veículo para ele se começar a preparar imediatamente para a viagem. A iluminação é ligada, os retrovisores abrem-se, o quadro de instrumentos e o ecrã multimédia entram em funcionamento. Ao afastar-se não tenha medo de se esquecer de trancar o veículo já que este o fará automaticamente por si.

A iluminação Full LED Pure Vision é mais um dos pontos fortes em termos de tecnologia. Graças a ele a visibilidade à noite é melhorada em 20%, graças à sua capacidade de difundir luz semelhante ao Sol.

Sistema de 4 rodas direcionais 4CONTROL, regulador de velocidade adaptativo (ACC), Sistema de Travagem ativo de emergência (AEBS), Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), Alerta de distância de segurança (DW), Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), Alerta de ângulo morto (BSW), Câmara de marcha-atrás, Comutação automática dos máximos/médios (AHL), Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, e Estacionamento em mãos-livres (Easy Park Assist) são apenas algumas das tecnologias topo de gama que poderá usufruir neste modelo.

Veredicto Renault Megane GT dCi

O MEGANE GT é um desportivo exclusivo capaz de satisfazer as necessidades dos condutores mais exigentes. O avançado equipamento tecnológico é um dos pontos mais fortes, aliados a um interior confortável e ergonómico. Potência e capacidade de aceleração não faltarão certamente a quem desejar uma condução mais desportiva.

Os preços começam em 35.400 euros para a versão berlina e quem quiser a versão Sport Tourer encontrará o modelo por 36.300 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here