Ensaio ao Volvo S90: análise

O automóvel S90 é um dos mais recentes produtos da fabricante de carros sueca Volvo. Para quem já está enfastiado de veículos fabricados por marcas alemãs, o Volvo S90 é uma lufada de ar fresco, característico do ambiente escandinavo, para quem procura por tais alternativas e novidades.

O design de luxo coloca o Volvo S90 no primeiro lugar dos sedans de extrema qualidade e o diferencia da concorrência. O interior é elegante e simples, oferecendo ao condutor um ambiente de bom gosto, confortável ​​e espaçoso, adequado tanto para deslocamentos curtos pela cidade ou para viagens de longa distância.

Potência do motor e sistemas de transmissão

Existem dois sistemas de transmissão, ambos não convencionais. O T6 em é turboalimentado e superalimentado por um motor de 4 cilindros em linha, enquanto o motor híbrido plug-in T8 adiciona mais potência a partir do motor a gasolina e do motor elétrico de forma combinada, ou uma autonomia útil apenas elétrica.

O sedan tem um motor de 2 litros, que funciona por injeção direta, e os turbocompressores e compressores mecânicos conseguem oferecer um desempenho igual ao de um motor V6.

As versões diesel D4 e D5 do S90 produzem 190 cv e 135 cv de potência, enquanto que as opções a gasolina oferecem 254 cv e 320 cv nos modelos T5 e T6, respetivamente. Tal como acontece no SUV, a melhor versão deste sedan é o T8, que combina o motor 2.0 a gasolina com um sistema de propulsão elétrico capaz de gerar 407 cv.

O T6 vai dos 0 aos 100 km/h em cerca de 7 segundos. A versão T8 híbrida plug-in chega a essa velocidade em apenas cerca de 5 segundos, mas em terrenos acidentados surgem alguns solavancos. Para resolver o problema deste último, basta dar ao pedal do acelerador um início brusco, sendo que consequentemente há um atraso momentâneo, mas que passa logo para ser seguido por um momento abrupto de aceleração quando o motor a gasolina é acionado para auxiliar os motores elétricos. Durante uma direção mais calma, no entanto, isso raramente é necessário.

Imponência e elegância

O Volvo S90 é um carro de aspecto robusto e imponente, mas ao mesmo tempo elegante. Tal como é hábito na marca sueca, é um automóvel baixo e largo. O veículo possui faróis full LED direcionais e adaptativos, cujas luzes diurnas em LED estão concebidas em forma de “T”, algo que foi apelidado de “Martelo de Thor”. Os para-choques apresentam um desenho fluido e um acabamento cromado, dependendo da versão.

Segurança

O S90 vem equipado com recursos avançados de assistência ao condutor, na linha dos habituais princípios de segurança da Volvo. A ênfase da fabricante escandinava na segurança, combinada com o seu design distinto e confortável, dá ao S90 um aspecto e condução belas e seguras.

O sistema de travagem automática de emergência, concebido para ambientes urbanos, está preparado para veículos, ciclistas e peões, e também identifica animais de grande porte, algo muito importante na Escandinávia, onde é possível ver, em algumas estradas secundárias, muitos mais alces a passear despreocupadamente do que pessoas.

O Volvo S90 também vem equipado com “cruise control” adaptativo com limitador de velocidade, para além de sistema de auxílio à manutenção na faixa de rodagem, leitor de sinais de trânsito, alerta para veículos à frente, aviso de saída involuntária da faixa de rodagem em caso de sono momentâneo e, inclusive, monitorização da atenção do condutor, sistema de monitorização do ângulo morto, alerta de colisões pela traseira, alerta de veículos em cruzamentos, câmara de visão panorâmica a 360º e, como não poderia deixar de ser, o sistema de estacionamento automático. Tudo isto se junta para diminuir estupendamente os acidentes rodoviários.

Interior confortável e espaçoso

A interior do S90 é de longe a sua característica mais impressionante. É uma amálgama elegantemente ordenada de materiais de alta qualidade – madeira de poros abertos, couro genuíno, metal escovado e plásticos finamente granulados – que coexistem num espaço coeso e inegavelmente moderno.

Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico para 14 posições diferentes, de forma a adaptarem-se, confortavelmente, a todas as formas do corpo. O sedan S90 também atende às necessidades da maioria dos condutores no espaço de carga, e os modelos com banco traseiro dobrável oferecem ainda um imenso espaço para malas e inúmeros outros itens que necessite de levar consigo.

Conectividade e entretenimento durante as viagens

O S90 é tão conectado quanto qualquer um dos seus rivais e isso depende muito do seu ecrã sensível ao toque para controlar muitas das suas funções de entretenimento. Esse ecrã de 9,0 polegadas está instalado no centro do painel. Para ajustar funções simples, como assentos aquecidos ou head-up display, o condutor tem que interagir com o sistema – algo que se está a tornar normal em carros de marcas de luxo, e alguns sistemas são mais amigáveis ​​do que outros.

O sistema do S90 é fácil de usar, mas o condutor terá de passar por um período de aprendizagem e habituação antes de sentir-se suficientemente competente para fazer alterações durante a condução. O Volvo S90 oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto por defeito, que permitem aos condutores uma fácil interação com os seus smartphones.

Sentença

O S90 é um automóvel que permite à fabricante sueca Volvo enfrentar as marcas alemãs dominantes no mercado de sedans de luxo.

Os seus motores a diesel não são os melhores da categoria, mas são refinados, e a sofisticação existente no interior do veículo cria um ambiente atraente para fazer longas viagens. Ele não é tão luxuoso quanto um Mercedes Classe E – mas é bastante agradável.

Os pontos fortes do S90 são o requinte e, como costuma ser o caso da marca sueca, a quantidade ilimitada de segurança na condução. Para além disso, este sedan está equipado com uma quantidade decente de recursos, tornando-o uma das ofertas mais bem equipadas numa área de mercado que tradicionalmente tem muitas opções.

A dinâmica da condução não está no mesmo nível do benchmark da classe; o S90 não é tão ágil quanto o da Série 5 e não absorve os solavancos tão eficazmente quanto um Classe E.

Embora a gama se limite aos acabamentos Momentum, R-Design e Inscription, todos os automóveis estão bem equipados. Embora a versão R-Design possa parecer mais desportiva, todos os carros oferecem muito conforto.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here