Ensaio ao Lexus ES 300h Special Edition: Review

O Lexus ES 300h Special Edition faz parte da variante da berlina de médio porte da gama executiva de luxo do grupo Toyota, que se destaca pela sua sofisticação e requinte, design cuidado e uma aceleração formidável. Esta versão especial está disponível por 62.900€, que corresponde a uma óptima relação preço/equipamento, tendo em conta à excelência dos dispositivos tecnológicos.

Este modelo Lexus ES representa uma aposta segura num segmento dominado por sedãs desportivos executivos. Rival de empresas multinacionais automobilísticas alemães de renome, designadamente a Audi, BMW, Mercedes, a marca oferece em termos de conforto e dinâmica – qualidade de condução, a capacidade de cruzeiro sem esforço – requisitos muito procurados por um grupo de clientes de veículos de luxo.

Conforto é, aliás, uma palavra chave neste modelo que foi, especialmente, concebido a pensar no bem-estar de todos os seus ocupantes. Esta avaliação refere-se na dotação de equipamentos tecnológicos de topo, na qualidade dos acabamentos, assim como no espaço amplo interior e na impecável insonorização. Os bancos são talvez a melhor característica deste Lexus. Eletricamente ajustáveis, assim como o volante, a regulação do banco do condutor possibilita uma notável posição de condução, bem como um óptimo suporte nos encostos de cabeça e lombar.

A experiência de condução do modelo Lexus ES é assinalada pela sua subtileza e tranquilidade, quer pelo rendimento superior da transmissão do tipo variação contínua (CVT), quer pela quase ausência de ruídos. A suspensão é também branda, com novos amortecedores de controlo dinâmico, o que torna as irregularidades da estrada quase impercebíveis.

Por sua vez, a direcção assistida eléctrica é suave e o chassis está bem afinado, permitindo a facilidade nas curvas ou movimentos mais bruscos. Além disso, a motorização híbrida apresenta também baixos consumos e emissões de CO2 e, por conseguinte, provoca um menor impacto ambiental.

Ao nível do design, o Lexus ES 300h Special Edition é definido com um estilo arrojado, exclusivo e único, que serve de exemplo como um verdadeiro automóvel de luxo deve ser. Assim sendo, os estofos dos bancos estão revestidos com pele Tahara, dotados de ventilação e aquecimento, o tecto de abrir é eléctrico, o sistema de abertura e arranque em modo “Mãos-livres” (a aproximação ao automóvel com a chave no interior do bolso permite que as luzes interiores automaticamente se acendam) e possui também jantes em liga leve de 18”. Podemos ainda salientar a capacidade da mala com 454 litros, um pouco menor em relação aos seus concorrentes, mas tendo em conta a existência de baterias no modelo híbrido é consideravelmente aceitável.

Sob o capot do ES 300h Special Edition encontra-se a mecânica híbrida que combina um motor de quatro cilindros a gasolina de 2,5 litros (ciclo Atkinson) e 178 cv de potência. Juntos, o sistema produz 218 cv de potência, possibilitando acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

A segurança é a palavra de ordem em todos os modelos Lexus e o ES 300h Special Edition não é excepção. Nos últimos 20 anos, a Lexus adaptou a inovação, a inteligência e a fiabilidade, de forma a que os seus automóveis consigam identificar o risco de acidente, alertando o condutor para um eventual perigo e evitar assim, uma colisão.

O programa de segurança, Lexus Safety System +, é considerado o conjunto de segurança mais tecnologicamente avançado no segmento e está presente nesta edição. Existem várias características neste sistema que auxiliam na condução, como o cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de segurança pré-colisão, sensor de movimento de veículos na posição de ângulo morto e assistência na direcção da trajectória, na faixa de rodagem. Adicionalmente, possui uma câmara traseira e sensores de parqueamento, assegurando um bom desempenho nas manobras de marcha-atrás.

Apesar de ser um modelo moderno, o painel de instrumentos é constituído por elementos analógico com o ecrã digital. A versão topo de gama do sistema de info-entretenimento, continua a ser o “calcanhar de Aquiles” da Lexus, uma vez que necessita de algum melhoramento a nível de gráficos e, a interacção com a sensibilidade do dispositivo ecrã táctil de enorme exige muita habituação até se acertar à primeira. No entanto, existe um botão rotativo que permite configurar o volume do sistema de som. Nesta área, a concorrência oferece solução mais pragmáticas e de ergonomia mais inovadora.

No que diz respeito à conectividade, a integração é realizada com o suporte do smartphone (cabo USB) através de Apple Car Play ou Android Auto e possui também um carregador wireless para os telemóveis. Em relação ao sistema de som, as colunas são da marca Pioneer, compostas por 10 altifalantes.

O utilizador do ES 300h Special Edition tem, ainda, à sua disposição três distintos modos de condução: Sport, Normal e Eco. Não demonstram muitas diferenças entre si, evidenciando essencialmente na informação do painel de instrumentos, o conta-rotações.

Numa condução diária e usufruindo de todas as qualidades inerentes do módulo híbrido, que desliga o motor térmico sempre que é oportuno (existe a função EV 100% eléctrico, que, mediante a bateria totalmente carregada, proporcionará mover-se alguns quilómetros, permanecendo com o motor a gasolina desligado).

Neste caso, o computador de bordo irá registar consumos a rondar os 6 l/100 km ou até um pouco menos. Deste modo, não será necessário uma grande bateria e um sistema de carregamento externo (Plug-In), mas sim a tradicional tecnologia híbrida Self-Charging Hybrid com aproveitamento regenerativo da energia cinética proveniente das desacelerações e travagens.

Para quem está à procura de uma experiência diferente relativamente ao famoso trio alemão – BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E, Audi A6 – o Lexus ES 300h Special Edition pode ser a alternativa ideal e mais acessível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui