Empresa cria painel solar portátil em forma de “origami”

A startup americana Sego Innovations criou um painel solar portátil que pode ser dobrado como se fosse um origami de papel. O painel solar funciona como um carregador portátil e pode ser facilmente dobrado e guardado numa mochila porque pesa pouco mais de um quilo. Na verdade, funciona como espécie de carregador para as emergências.

A Sego foi fundada por três ex-estudantes da Universidade Brigham Young que já tinham feito parte de um projeto da NASA para um painel solar montado num foguetão que poderia ser compactado para o lançamento e expandido até 10 vezes o seu tamanho original quando chegava ao Espaço.

Depois dessa experiência, a equipa quis fazer algo que pudesse ter utilização no planeta Terra. De material espacial a embarcações, garrafas de água e equipamento de camping, as técnicas de origami têm sido usadas em inúmeras opções de hardware que se quer muito pequeno.

origami-solar-panels

O modelo que virá a ser comercializado vai incluir um conjunto de células solares monocristalinas SunPower que fornece 25 watts de carga em condições ideais de Sol.

O painel foi projetado para ser transportado como um quadrado de 19 cm com pouco mais de 2,5 cm de espessura, abrindo e fechando com grande facilidade. Se estiver sol, um smartphone pode carregar em cerca de duas horas e um tablet em aproximadamente quatro. A estrutura está tecnicamente preparada para resistir a viagens e para estar ao ar livre.

A Sego desenvolveu um protótipo, mas ainda está a terminar a versão final de produção. O preço sugerido é de cerca de 400 euros.

Além do modelo padrão, a Sego Innovations está a oferecer um modelo premium com substrato de fibra de carbono no lugar da fibra de vidro. Diz-se que é mais rígido e mais leve, pesando cerca de 1,1 kg. Essa versão estará disponível por mais 200 euros.

Fonte: New Atlas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui