Um casal checo decidiu trocar “alianças inteligentes” no dia do seu casamento.
A história de amor de Jiri e Ondrej Vedral fica agora marcada pela troca de dispositivos eletrónicos com funções semelhantes às dos relógios inteligentes (“smartwatches”).
Estes anéis permitem “ver e sentir” o bater do coração do companheiro, além de permitirem pagamentos contactless. Cada anel liga-se, via Bluetooth, a uma aplicação no telemóvel de cada utilizador. Através deste mecanismo, os dois anéis podem também conectar-se entre si.
Assim, cada vez que Jiri pressiona a aliança, o anel começa a replicar os batimentos do coração do marido, bem como a exibir o seu batimento cardíaco por via de uma linha vermelha em movimento. O mesmo acontece no caso de Ondrej.
Desde que os seus telemóveis estejam ligados à internet, cada um deles recebe informações sobre o batimento cardíaco do outro em tempo real. Se algum deles estiver desligado, é-lhes dado a conhecer o último registo gravado.
“Nunca gostámos de ouro ou diamantes”, diz Jiri. “Queríamos algo diferente, por isso, ficámos apaixonados por esta nova ideia. Sentimo-nos pioneiros nisso”, acrescenta à publicação.
O anel recarregável, chamado HB Ring, é fabricado pela empresa checa The Touch. Embora o primeiro item deste género tenha sido vendido de forma limitada em 2016, a empresa tem vindo a perceber um aumento no interesse global neste mercado graças à popularidade do setor de anéis inteligentes. Espera-se que este seja um mercado que venha a crescer 21% este ano.
O público-alvo será precisamente casais de noivos que podem gostar da ideia de sentir os batimentos cardíacos da sua cara-metade, mas não querem abdicar do simbolismo das tradicionais alianças de casamento.
Além dos anéis inteligentes, a empresa lançou este ano um novo produto paralelo: o Touch Locket que deve ser usado num colar, mas que tem a mesma tecnologia dos anéis.
Fonte: BBC