Em mercados emergentes a Samsung é rainha

Samsung-LogoA Apple continua a ser a fabricante que mais vende nos Estados Unidos, tendo mesmo aumentado a fasquia no mês de janeiro. Mas, se tivermos em conta países em desenvolvimento, por exemplo, a Samsung lidera as preferências dos compradores.

Os dados foram revelados pela Upstream, que publicou um novo relatório relacionado com o mercado de smartphones.

O estudo mostra que os consumidores de quatro países em desenvolvimento, Brasil, Índia, Nigéria e Arábia Saudita têm mais possibilidades de comprar um novo smartphone da Samsung do que de outras marcas. Mais de 32 por cento dos inquiridos escolheriam a Samsung, seguida da Nokia com 22 por cento, da Apple com 21 por cento e finalmente da BlackBerry com apenas 10 por cento.

Se a análise for feita país a país, a Samsung é a preferida em três dos mercados, enquanto que a Nokia “ganha” na Nigéria com 37 por cento das preferências. Este estudo foi levado a cabo pela Upstream através de mais de mil questionários online feitos a adultos dos quatro países.

 O fundador e diretor executivo da Upstream, Marco Veremis, diz que existe uma relação entre o vencimento de cada um dos países e a afinidade com uma determinada marca. Num mundo em desenvolvimento um telemóvel é um item absolutamente essencial nas atividades do dia a dia, por isso a marca é um ponto de menor importância.

De uma forma global, em Africa a Nokia e a BlackBerry são as que mais preferência recebem por parte dos compradores. Segundo Veremis os consumidores escolhem consoante o fácil acesso às redes sociais e à internet, com a duração da bateria dos Nokia a ser também um ponto importante em locais com algumas deficiências no fornecimento energético.

O estudo está disponível na página da Forbes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui