Em breve, o Google Chrome poderá consumir menos recursos em telefones Android

Red Magic 6S

Em breve, o Google Chrome poderá consumir menos recursos em telefones Android com a introdução do LiteVideos, que visa permitir o streaming de vídeo em baixa resolução para ajudar a salvar dados.

No início deste ano, o Google substituiu o recurso Data Saver no Chrome por um novo “Modo Lite”, que comprime páginas da Web usando os servidores do Google e, em seguida, exibe páginas que consomem muito menos dados.

Agora, esse processo está sendo aplicado aos vídeos para reduzir seu impacto no consumo de dados celulares e nos recursos de hardware em telefones Android com especificações de baixo custo.

Segundo o Techdows, o recurso de compactação de vídeo chegará em breve à versão completa do Chrome 86 e também funcionará em máquinas com Windows 10, macOS, Linux e Chrome OS.

Otimização

“A otimização do LiteVideo ajudará os usuários a salvar dados nos fluxos de mídia, incentivando os players a usar taxas de bits mais baixas para os usuários do LiteMode”, explicou o criador de erros do Chromium para o navegador Chrome.

Além disso, o recurso LiteVideo simula efetivamente condições de baixa largura de banda que limitam a mídia de streaming para se adaptar à menor taxa de transferência de dados, diminuindo a resolução do vídeo.

Atualmente, o LiteVideo pode ser ativado na versão experimental Canary do Chrome. Requer um pouco de trabalho, como procurar a opção “Lite” no navegador de teste e ativar os sinalizadores “LiteVideos” e “Force LiteVideos Decision” para o navegador de teste.

Depois de configurado, o recurso de otimização de vídeo será ativado no Chrome Canary, que você pode experimentar no Android baixando-o na Play Store.

Se você possui um telefone Android emblemática, como o Galaxy S20 Ultra ou o OnePlus 8 Pro, e um contrato de operadora com muitos dados de celular, esse recurso não será muito atrativo.

Mas para pessoas com smartphones de última geração, a capacidade de limitar as demandas de dados de streaming de vídeos no Chrome pode ser um novo recurso bem-vindo.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here