Em 2020 podem surgir câmaras de 108MP e zoom ótico 10x

Em maio, a Samsung anunciou o primeiro sensor de 64MP da indústria e a empresa também está próxima de desenvolver um zoom ótico de 5x, revelando que as principais armas da indústria de smartphones estão indo a um ritmo fenomenal para trazer recursos de câmara inigualáveis ​​para o futuro dos smartphones.

Mesmo que esse hardware ainda não tenha chegado ao mercado, o conhecido especialista @IceUniverso diz que até o próximo ano, uma câmara de 108MP e um zoom óptico de 10x serão vistos em smartphones. No momento, o maior sensor que está presente nos telefones é de 48 MP da Sony, já que a câmara de 64 MP da Samsung ainda não foi comercializada.

Além de mencionar as novas especificações, o Ice Universe não partilhou nenhuma outra informação, mas a imagem que acompanha parece ser a de um smartphone topo de gama da Samsung, e dado o progresso do gigante sul-coreano, não será surpreendente vê-lo superar a concorrência, fazendo um sensor de 108MP.

No entanto, um executivo da Huawei afirmou que planeia trazer smartphones no futuro com zoom 10x ótico, por isso, e tendo em conta os últimos anos, a Huawei não irá “apenas” ver a Samsung a chegar a este nível, já que os últimos smartphones da Huawei têm superado a concorrência nesta área, como podemos confirmar no DxOMark.

É provável que uma câmara de 108 MP use a tecnologia “Pixel Pinning”, assim como os sensores de 48MP no mercado, para ajudar a melhorar aspectos como a nitidez da imagem. No entanto, é verdade que 108 soam a um exagero, mas certamente que apenas os equipamentos topo de gama terão acesso a esta novidade, sendo que a gama média demorará muito tempo a conseguir ter sensores desta qualidade.

Além disso, aumentar a contagem de pixels sozinho não garante uma melhor imagem e os fornecedores também precisarão otimizar o software, o tamanho da abertura e aumentar o tamanho geral do sensor para obter os melhores resultados possíveis.

Quanto ao zoom óptico de 10x, pode ser incrível em alguns cenários. Atualmente, já se consegue captar fotos com 10x de grande qualidade, mas neste momento o 10x zoom é híbrido, isto é, 5x zoom ótico acompanhado de zoom por software. No entanto, a simples possibilidade de haver 10x zoom ótico, permitirá um zoom híbrido de grande alcance e, certamente, de grande qualidade. Sem dúvida, que isso elevará a qualidade fotográfica dos smartphones e irá colocar o segmento de mercado de câmaras compactas ainda mais em risco.

No entanto, há outro fator que é suporte para sensores tão grandes. Até ao momento, nenhum dos processadores atuais suportam sensores fotográficas com tantos Megapixels, por isso não é apenas o sensor que tem de ser criado, mas toda uma estrutura de hardware e software que permita usufruir de todas estas funcionalidades.

Fonte: AndroidHeadlines e @IceUniverse

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here