Elon Musk começou a cancelar as suspensões de alguns jornalistas no Twitter depois de fazer uma sondagem a perguntar se ele deveria “Remover a suspensão das contas que publicaram a sua localização exata em tempo real”. (Os jornalistas não revelaram a sua localização em tempo real.) Das duas opções de votação, “agora” venceu com 58,7% das respostas. Houve quase 3,7 milhões de respostas à sondagem.
Jornalistas de vários empresas, incluindo The New York Times, CNN, NBC, The Intercept e outros, tiveram as suas contas suspensas na quinta-feira, a maioria deles depois de twittar sobre @ElonJet, uma conta no Twitter que rastreou o jato particular que Elon Musk usa, com base em dados de rastreamento de voo da FAA disponíveis publicamente. A conta ElonJet foi suspensa do Twitter antes das restantes contas, mas sobrevive em outras plataformas.
As contas pertencentes a Linette Lopez e @ElonJet ainda permanecem suspensas. Enquanto isso, as contas de Donie O’Sullivan da CNN, Ryan Mac do The New York Times, Drew Harwell do The Washington Post, Matt Binder do Mashable, Micah Lee do The Intercept e a conta @JoinMastodon já estão mais uma vez visíveis na plataforma.
The people have spoken.
Accounts who doxxed my location will have their suspension lifted now. https://t.co/MFdXbEQFCe
— Elon Musk (@elonmusk) December 17, 2022
Pouco depois de restabelecer essas contas, Musk também suspendeu a repórter do The Washington Post, Taylor Lorenz, após ela ter procurado Musk para comentar uma história.
O seu último tweet foi uma resposta à publicação de Musk sobre um “perseguidor violento” que ele diz ter seguido a sua família, e dizia: “Olá Elon, @drewharwell e eu lhe enviamos alguns e-mails sobre isso. Obtivemos algumas informações que gostaríamos de partilhar e discutir consigo. Estamos a levar isso muito a sério e queremos garantir que isso seja feito da maneira certa. Obrigado.”
Unsuspend accounts who doxxed my exact location in real-time
— Elon Musk (@elonmusk) December 16, 2022
Numa atualização partilhada no boletim Substack de Lorenz, ela diz que “não recebeu nenhuma comunicação da empresa” sobre o motivo da sua suspensão. “Meu colega Drew Harwell, que também foi suspenso, e eu, estamos a trabalhar numa história que envolve Musk e esperamos obter vários comentários dele”, escreve Lorenz. “Quando fui fazer login e ver se ele tinha respondido à nossa consulta, fui suspenso.”
Mais tarde, Musk disse que Lorenz foi suspenso por “ação prévia de doxxing”. A sua conta já foi restabelecida.